Setor de serviços do Ceará tem maior crescimento do Nordeste

18 de setembro de 2013 - 19:13

O setor de serviços do Ceará teve o maior crescimento nominal da Região Nordeste e o terceiro do Brasil no mês de julho, quando comparação com igual período de 2012. O crescimento do Ceará foi de 17,4%, atrás apenas de Mato Grosso (23,5%) e Tocantins (17,7%). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual de aumento do Ceará foi maior também que a média registrada no Brasil, que foi de 9%. A pesquisa apontou que o avanço nesse segmento foi causado pelo aumento natural do turismo durante o mês de julho.

 

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), primeiro indicador conjuntural mensal que investiga o setor de serviços no país, abrange as atividades do segmento empresarial não financeiro, exceto os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel imputado (valor que os proprietários teriam direito de receber se alugassem os imóveis onde moram). A publicação completa da pesquisa pode ser acessada em www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/servicos/pms.

 

Segundo os dados do IBGE, em termos de segmento, o setor de serviços do Ceará cresceu 19% nos serviços prestados às famílias – melhor desempenho nacional ao lado de São Paulo e Goiás; no setor de serviços profissionais, administrativos e complementares, o desempenho do Ceará chegou a 26,4%, o segundo maior do Brasil; e em transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, o Estado teve o terceiro maior crescimento, com 16,7%

 

18.09.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com informações do IBGE

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)