CEC: Fortaleza atrai atenção do varejo de moda e calçados do Norte/Nordeste

23 de setembro de 2013

De olho no potencial de consumo da região, 296 marcas de calçados,  bolsas, confecções e acessórios de moda participam das feiras Ficann e Nordeste Prêt-à-Porter, nos dias 24 a 26 de setembro, em Fortaleza. A abertura será às 11 horas desta terça-feira (24), no Centro de Eventos do Ceará e terá a presença do governador Cid Gomes.

 

Responsável pela produção de 364 milhões de pares de calçados por ano (42% de toda a produção de calçados do Brasil) e por exportações de 533 milhões de dólares (53% do faturamento total das vendas de sapatos brasileiros ao exterior), o Norte/Nordeste tinha até agora pouca visibilidade comercial e política junto ao setor de calçados. Fato que começa a mudar a partir deste mês de setembro, quando Fortaleza sedia a primeira edição da Ficann – Feira Internacional de Calçados e Artefatos Norte/Nordeste.

 

A feira acontece nos dias 24 a 26 de setembro, ocupando 14 mil m2 de exposição no Centro de Eventos do Ceará, numa iniciativa conjunta das duas mais importantes empresas organizadoras de feiras de calçados no Brasil e América Latina: a Francal Feiras e o Grupo Couromoda. Sediadas em São Paulo, as duas companhias realizam feiras independentes (uma em junho, outra em janeiro), cada uma com quase 1.000 empresas expositoras e que recebem visitas de mais de 35.000 razões sociais do varejo a cada edição.

 

É a receita de sucesso destes eventos – que se transformaram em referência para negócios, marketing e relacionamento no mercado de calçados – que as duas companhias estão trazendo para Fortaleza, com as adaptações necessárias para atrair a atenção dos lojistas e da indústria de calçados da região.

 

Uma das estratégias dos organizadores é a realização conjunta da Nordeste Prêt-à-Porter, feira voltada ao setor de confecções e acessórios de moda, que divide o pavilhão com a Ficann, somando esforços de divulgação e multiplicando as opções de compra para os lojistas. A proposta é investir na sinergia existente entre os setores de vestuário e calçados, para oferecer ao varejo da região a oportunidade de ver e comprar itens de moda com uma visão de conjunto. “Observa-se que cada vez mais as lojas de vestuário apresentam calçados e bolsas em seu mix de produtos. Ao mesmo tempo, as lojas de calçados ampliam suas vendas com acessórios de moda. E não raras vezes, o sapato é o grande protagonista da moda, levando as mulheres a comprar suas roupas para combinar com determinados calçados”, destaca Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras e da Ficann.

 

296 marcas expositoras, de 10 Estados

 

Juntas as duas feiras reúnem 150 empresas expositoras, de 10 Estados brasileiros, constituindo uma fiel amostragem da diversidade, qualidade e atualização de moda da produção brasileira de calçados, acessórios e vestuário.  As empresas participantes do evento vêm do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia, Pernambuco, Ceará e Paraíba. Estão apresentando lançamentos para alto-verão, que movimentarão as vendas do varejo nas festas de final de ano e no período de férias. Os lojistas poderão conferir e comprar calçados de todos os tipos, bolsas, cintos e artigos esportivos, confecções femininas e masculinas, camisaria, moda festa, malharia, tricô, jeans e acessórios.

 

Potencial de compra de R$ 7,3 bilhões

 

Mas não é apenas a expansão industrial que atrai o setor de calçados para o Nordeste. A perspectiva de crescimento das vendas de calçados na região, que a indústria de moda já vinha registrando, foi reforçada por recente estudo da Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do Ibope Inteligência, que analisa o potencial de consumo de 50 grupos de produtos, em todos os municípios do País.

 

O levantamento indica que o Nordeste tem potencial para comprar R$ 7,3 bilhões em calçados em 2013; o que significa 18% de todos os calçados comprados no Brasil este ano. Os brasileiros devem gastar R$ 40 bilhões com calçados em 2013; crescimento de 10% sobre o ano anterior. O líder de compras é a Região Sudeste, que fica com quase metade do consumo. O Nordeste aparece na segunda posição.

 

Polo de moda e de turismo de negócios

 

As empresas empreendedoras da FICANN e da NORDESTE PRÊT-À-PORTER têm planos de expandir atividades no mercado do Norte/Nordeste, tomando Fortaleza como base.  O projeto deste primeiro evento traz consigo parcerias importantes na indústria, no varejo e na área pública, com a participação ativa de instituições como Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (ABLAC); Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (ABICALÇADOS) e Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (ABIACAV).

 

Também apóiam institucionalmente o evento o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Turismo; o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Ceará (CEDE); Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE); Prefeitura de Fortaleza; Centro de Eventos do Ceará; União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE) e Sindieventos – Sindicato Interestadual dos Trabalhadores em Feiras, Congressos e Eventos.

 

“Feiras profissionais e congressos são ferramentas de comprovada eficiência para o desenvolvimento da indústria e do varejo dos mais variados setores. Também geram receita e empregos nas cidades que sediam estes eventos, movimentando a hotelaria, restaurantes, setores de serviços e entretenimento”, destaca Jorge Alves de Souza, diretor superintendente da NORDESTE PRÊT-À-PORTER e vice-presidente da União Brasileira dos Promotores de Feiras, organização que congrega mais de 200 feiras em todo o País. “A construção do Centro de Eventos em Fortaleza, com uma estrutura moderna e adequada para a realização de feiras e congressos profissionais, foi fundamental para atrair o setor de grandes feiras. Tenho certeza de que este é apenas o primeiro passo de uma história de sucesso e de desenvolvimento que vamos construir juntos no Ceará, com repercussão em todo o Norte/Nordeste e no Brasil inteiro”, destaca.

 

Serviço:

 

FICANN – Feira Internacional de Calçados e Artefatos Norte/Nordeste
24 a 26 de setembro de 2013 – 10 horas às 19 horas – Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza
www.ficann.com
Mais informações: sav@francal.com.br

 

NORDESTE PRÊT-À-PORTER – Feira Internacional de Negócios
para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios
24 a 26 de setembro de 2013 – 10 horas às 19 horas – Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza
www.nordestepretaporter.com
Mais informações: visitantes@saopaulopretaporter.com.br

 

As feiras FICANN e NORDESTE PRÊT-À-PORTER são exclusivas para lojistas, industriais e profissionais dos setores de calçados, confecções e moda.

 

23.09.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com informações da organização do evento

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)