Controladoria Geral do Estado inicia Projeto de Educação Social

23 de setembro de 2013 - 17:35

Com a finalidade de contribuir para a melhoria do exercício da cidadania, conscientizando a população para a prática do controle social das ações do Governo do Estado do Ceará, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), inicia nesta terça-feira (24), às 9h30min, com palestra inaugural no Liceu do Ceará, o projeto “Educação Social”. O secretário de Estado Chefe da CGE, João Alves de Melo, e a Secretária da Educação, Izolda Cela, lançarão a Cartilha Caminhos da Cidadania na ocasião. As palestras, com uma atuação direcionada e de caráter continuado, são destinadas inicialmente aos alunos da Rede Pública Estadual de Ensino, que conta com 703 (setecentas e três) escolas, das quais 174 (cento e setenta e quatro) funcionam na Região Metropolitana.

 

Segundo o Secretário da CGE, a escolha de estudantes como primeiro público-alvo do projeto se deve a eles funcionarem como multiplicadores das informações que recebem em suas famílias e ciclos de amizade. “Por ser um espaço de educação, a escola é um local oportuno para a formação da cidadania. Conhecer seus direitos e deveres para exercer na plenitude sua cidadania, além de facilitar o convívio social, possibilita que o indivíduo atue de forma mais consciente e responsável com o patrimônio público”, ressalta João Melo.

 

Durante as palestras, os alunos receberão a Cartilha Caminhos da Cidadania, que aborda temas como: cidadania; controle social; ética; acesso à informação; combate à corrupção; Portal da Transparência; Ouvidoria; conselhos de políticas públicas; conferências; processo eleitoral; além de informar quais são os órgãos de controle e onde e como se pode ter acesso a informações e exercer o controle da gestão pública. “Educando o jovem para o exercício da cidadania, tornamos viável que ele possa contribuir com as políticas públicas do Estado, tornando-se partícipe da  administração”, ressalta João Melo.

 

Serviço:

Palestra Inaugural “Caminhos da Cidadania”
Liceu do Ceará – Rua Liberato Barroso, nº 01, Centro.
Dia 24.09.13 (terça-feira), às 9h30mim

 

23.09.2013

Assessoria de Comunicação da CGE

Kélia Jácome (85 3101.3474 – 8724.2222)

Twitter: @ComunicacaoCGE