Detran-CE lança aplicativo para smartphones e tablets

25 de setembro de 2013 - 17:32

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) lançou a sua mais nova ferramenta de interação com o cidadão. O aplicativo oficial para smatphones e tablets Detran-CE já está disponível para as plataformas Google Android e Apple iPhone/iPad. Com a nova ferramenta, desenvolvida pela equipe técnica da tecnologia da informação do Órgão, o Detran-CE é uma forma completamente nova de interação com o usuário, seja ele condutor, proprietário de veículo ou mesmo do público em geral. Qualquer usuário terá acesso aos diversos serviços do órgão, sem a necessidade de se deslocar a uma unidade de atendimento ou mesmo usar um computador.

 

Dentre os vários recursos disponíveis no aplicativo, destaca-se o sistema “Meu Detran”, que permite a gestão integrada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de registro de veículos diretamente do celular ou tablet. Para ter acesso ao recurso, o usuário deverá apenas criar uma conta através do aplicativo e cadastrar sua CNH e seu veículo. Através desse cadastro o usuário terá acesso a todas as informações de seu prontuário de habilitação e de seu veículo, com informações precisas sobre vencimentos, autos de infração (incluindo fotos de fiscalização eletrônica), pontuação, prazos de recursos, modificações de prontuários, prazos de validade de documentos. Sempre que houver registro na CNH ou veículo do usuário, o sistema Meu Detran avisará as as notificações instantâneas e personalizadas, diretamente em sua caixa de e-mails.

 

Segundo o Superintendente do Departamento, Igor Ponte, “o aplicativo quebra com a lógica tradicional de aplicativos de relacionamento meramente publicitários ou de informações. Ele foi lançado com a proposta de ser o primeiro passo de uma grande investida do órgão em um novo canal de prestação de serviços que é pioneiro e revolucionário para a iniciativa pública”.

 

Além disso, os usuários do aplicativo do Detran-CE terão, sem a necessidade de cadastro, acesso a informações da Carteira Nacional de Habilitação (pontuação, vencimento e renovação); consulta simples de veículos apenas pela placa, com informações de características, queixa de roubo, multas e gravames; consulta completa de veículos pela placa e RENAVAM, com informações completas sobre o veículo, inclusive dados do proprietário, geração de código de barras para pagamento de taxas via Internet Banking, informações sobre transporte rodoviário intermunicipal de Passageiros (ônibus e vans); e envio de críticas, reclamações e denúncias diretamente para a ouvidoria do órgão.

 

Em breve o projeto deve embutir toda a gama de serviços do Detran-CE em seu aplicativo móvel, de forma que se torne o principal canal de interação com o cidadão. “Várias outras funcionalidades serão lançadas em breve e muitas outras já estão em planejamento”, destaca. “Idas e vindas das pessoas ao Órgão serão reduzidas ao que for necessário, sendo possível resolver a maioria dos assuntos ligados ao DETRAN-CE, por meio de um simples gesto de se tirar o celular do bolso”, finaliza Igor Ponte.

 

25.09.2013

Assessoria de Comunicação do Detran-CE

Paulo Ernesto (paulo.ernesto@detran.ce.gov.br / 85 3101.5813 – 3101.5819)