Nova campanha reforça poder da solidariedade na doação de órgãos

26 de setembro de 2013 - 18:40

Na ficção do cinema e da tv os super heróis são famosos no mundo inteiro por salvarem vidas. Na vida real, os doadores de órgãos também ajudam a salvar vidas. A relação do ato de doar com o “heroísmo solidário” dos cearenses é o foco da nova campanha de doação de órgãos que o secretário da saúde do Estado, Ciro Gomes, lançará às 9 horas desta sexta-feira (27), Dia Nacional do Doador de Órgãos. “O verdadeiro poder está em você”  é o tema da nova campanha, com rins, pulmão e coração vestidos com as roupas do Capitão América, Super Homem e Homem Aranha. A estratégia de impacto e inovação é para sensibilizar cada vez mais a população para  a doação voluntária e manter o Ceará na posição de liderança dos transplantes.

 

Em doações, o Ceará, com 19,9 doadores por milhão da população, ficou atrás apenas do Distrito Federal, com 28,0 pmp, e Santa Catarina, com 21,1 doações pmp, no primeiro semestre deste ano, segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT). Nos seis primeiros meses deste ano o Ceará foi o Estado que mais fez transplantes de fígado no país, com 20,4 transplantes por milhão da população. Foi também o primeiro Estado em transplantes de pâncreas no primeiro trimestre, realizando 3,3 transplantes pmp. Neste ano, até a última quarta-feira (25) já estava em 35 o total de transplantes de medula no Ceará, número superior aos 26 realizados no ano passado. Em transplante de pulmões também foi registrado recorde. Já são seis feitos este ano, dois a mais do que em 2012 e dois a mais do que em 2011, ano em que o Ceará inovou e agregou pulmões nos serviços de alta complexidade dos transplantes.

 

Somando todos os órgãos e tecidos, o Ceará já realizou este ano 918 transplantes. A expectativa da Central de Transplantes do Estado é superar o número de 1.269 transplantes do ano passado. “Com a nova campanha de doação, que mobiliza para a solidariedade, qualidade tão marcante dos cearenses, esperamos comemorar o natal com um novo recorde”, afirma a coordenadora da Central de Transplantes, Eliana Régia. Ela destaca que “os cinco anos sucessivos de recordes em 2007, 2008, 2009, 2010 e  2011 foram alcançados por uma conjugação de trabalho e compromisso das equipes transplantadoras,  comissões intra-hospitalares, das direções dos hospitais e unidades, dos profissionais da Central e dos investimentos do governo do Estado em pessoal e equipamentos”.

 

Conversa com a família

 

A nova campanha de doação da Sesa, que destaca a importância de conversar com a família sobre a vontade de ser um doador, traz um folder  que, de forma direta e simples, informa e tira dúvidas sobre doação. “No Brasil, para ser um doador não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento. Muitas pessoas acham que é preciso registrar a opção de doador de órgãos na carteira de motorista, mas isso não é mais necessário. Basta conversar com a sua família sobre o seu desejo de ser doador. A doação de órgãos só acontece após a autorização familiar”, é a resposta do folder à pergunta “O que é preciso fazer para ser um doador”.     

 

Muitos órgãos e tecidos podem ser doados, além de coração, rins, fígado e pulmão. Entre os tecidos, estão as córneas. Este ano foram realizados 494 transplantes de córneas no Ceará. Ainda há 498 pessoas esperando doações. Na fila total de espera por órgãos e tecidos há 886.     

 

26.09.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara