UPAs ampliam oferta de serviço de urgência odontológica

26 de setembro de 2013 - 12:51

A oferta de serviço de urgência e emergência odontológica nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) vai ser ampliada em Fortaleza ainda este ano. Desde dezembro do ano passado, as UPAs da Praia do Futuro e do Canindezinho realizaram 2.305 atendimentos de urgência odontológica e a UPA 24h do José Walter se prepara para também iniciar o serviço e tratar as dores de dente da população a qualquer hora do dia e da noite. Na Capital, além das UPAs da Praia do Futuro, na Rua Júlio Silva, 440, próximo a creche Dom Aloísio Lorscheider, e do Canindezinho, Rua 15, esquina com Rua José Dantas Vieira, na rede pública estadual são oferecidos serviços de urgência odontológica nos Centros de Especialidades Odontológicas estaduais (CEOs) Centro, Rua 24 de Maio, 288, e CEO Joaquim Távora, Rua Monsenhor Bruno, 2570.

 

Nas UPAs 24h, o dentista de plantão atende casos de urgência e emergência, por ordem de classificação de risco – os casos mais graves e aqueles que causam maior sofrimento ao paciente são atendidos de imediato. Por isso, para os casos de rotina, não emergenciais, como restaurações, extrações, raspagem de tártaro e aplicação de flúor, a população deve procurar atendimento pela equipe de saúde bucal, na atenção básica dos municípios. Os serviços de urgência odontológica das UPAs 24h atendem casos de infecção dentária, problemas de dor de dente (pulpite aguda), hemorragias gengivais após extração dentária e casos de traumas dentários provocados por quedas, acidentes ou outras causas.

 

Até o dia 23 de setembro, as cinco UPAs 24h em funcionamento em Fortaleza haviam realizado um total de 807.414 atendimentos, incluindo os atendimentos médicos e odontológicos das unidades da raia do Futuro e do Canindezinho, e os atendimentos médicos das UPAS 24h do Autran Nunes, Messejana e José Walter. Na UPA 24h da Praia do Futuro, a partir de 1º de dezembro de 2012, foram realizados 2.011 atendimentos de urgência odontológica e, na unidade do Canindezinho, 294 atendimentos, desde o dia 1º de agosto deste ano.

 

Construídas pelo Governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde, as UPAs 24h são unidades intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais. Prestam atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica. Realizam o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, para encaminhamento ou não a serviços hospitalares de maior complexidade.

 

26.09.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

Facebook: @SaudeCeara