X Conferência Estadual de Assistência Social começa nesta quarta-feira (02)

1 de outubro de 2013

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-CE) realizam a partir desta quarta-feira (02) até sexta-feira (04), a X Conferencia Estadual de Assistência Social, oportunidade em que representantes do Governo Estadual, municípios e sociedade civil irão dialogar sobre os serviços, programas, projetos e benefícios destinadas à população mais vulnerável social e economicamente. A abertura do evento acontece às 08h30min, no Ponta Mar Hotel (Av. Beira Mar, 2200 – Meireles), presidida pelos titulares da STDS, Josbertini Virgínio Clementino; e do CEAS-CE, Simone de Matos Brito Simões.

 

Nesta 10ª edição, a Conferência Estadual terá como tema principal, a Gestão e Financiamento na Efetivação do SUAS (Sistema Unificado de Assistência Social). As conferências de políticas públicas são espaços democráticos, deliberativos e participativos que visam, sobretudo, avaliar e conferir as ações realizadas em anos anteriores e a definição dos rumos a serem adotados nos anos seguintes.

 

Público alvo

 

A Política de Assistência Social tem como público-alvo famílias situação de vulnerabilidade e risco social. É importante destacar, contudo, que a pobreza tem múltiplas dimensões, tais como a falta ou pouca oportunidade de trabalho e renda, privação total de renda, baixo nível de educação e cultura. Por isso, a política de assistência busca ampliar a capacidade das famílias e dos indivíduos, para torná-los cidadãos de fato e de direito.

 

Ao longo dos três dias da conferência, seis temáticas serão estudadas e debatidas em grupos, sistematizadas e deliberadas para que os gestores, trabalhadores e usuários possam garantir a ampliação dos direitos sociais. Na pauta constam: O cofinanciamento da assistência como obrigação dos três níveis de governo, para (re)afirmar os compromissos das gestões municipais e do Estado, em destinar recursos suficientes para a população em situação de risco social; e o delineamento dos passos e ações para identificar, nos territórios, as pessoas que ainda não foram alcançados pelos serviços socioassistenciais, como forma de se planejar, monitorar e avaliar ações imediatas que evitem o aprofundamento da pobreza e da miséria.

 

A gestão do trabalho desenvolvido nos órgãos de execução é outro tema a ser debatido, tendo em vista a qualificação dos profissionais e a elevação da qualidade dos serviços prestados. Da mesma forma, serão avaliadas a organização e a prestação dos serviços, programas e projetos, considerando as orientações do Sistema Único de Assistência Social, bem como a gestão dos benefícios do SUAS para criação de mecanismos de acompanhamento dos indicadores e das ações de transferência de renda.

 

Ao final, serão definidas ações para fortalecer a gestão compartilhada e integrada dos entes federados, com o objetivo de garantir a integralidade de acesso à proteção social, resguardando as diferenças regionais, culturais e técnicas de cada região. (Ver programação completa abaixo).

 

Programação Conferância

 

02.10.2013 (Quarta-feira)
08h:00 – Credenciamento/ Café da Manhã
09h:00 – Solenidade de abertura
Apresentação Artística: Orquestra de Sopro e Corda do Vila Velha – Glória (regente) 8619-6742
11h:00- Leitura e Aprovação do Regimento da X Conferência Estadual de Assistência Social
12h:30 – Almoço
14:00 Mesa Redonda: Gestão e Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”.
16h:00 – Debate
16h:30 – Orientações para os Trabalhos de Grupo
17h:00 – Coquetel de Encerramento

 

03.10.2013 (Quinta-feira)
08h:00 – Credenciamento /Café da manhã
09h:00 – Trabalhos de Grupo
12h:30 – Almoço
14h:00 – Continuação dos Trabalhos de Grupo
18h:00 – Coffee Break e Encerramento

 

04.10.2013 (Sexta-feira)
08h:00 – Apresentações dos Trabalho Grupos e Plenária Final
10h:00 – Eleição dos Delegados a IX Conferência Nacional de Assistência Social
12h:00 – Encerramento da X Conferência Estadual de Assistência Social pela Mesa Diretora e Brush

 

Serviço:

X Conferência Estadual de Assistência Social

 

Data: 02 a 04 de outubro de 2013 (quarta a sexta-feiras)
Hora: 08h30min
Local: Ponta Mar Hotel – Av. Beira Mar, 2200 – Meireles – Fortaleza   

 

01.10.2013

Assessoria de Imprensa da STDS

Carlos Eugênio (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 8878.8510 – 3101.2089/2099)

Twitter: www.twitter.com/stdsonline