I Simpósio de Fisiologia começa nesta quinta-feira (03) na Uece

2 de outubro de 2013 - 12:25

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por intermédio do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB) e o Mestrado Acadêmico em Ciências Fisiológicas (MACF) realiza nesta quinta-feira (03) e sexta-feira (04) o I Simpósio de Fisiologia e o II Workshop do Programa de Doutorado em Fisiologia. A palestra de abertura do evento, sobre o tema “Vasorregulação por recptores IP3 de células musculares lisas na saúde e na doença”, acontece às 09 horas, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi. O professor Jonathan H. Jaggar, do Departamento de Fisiologia da Universidade do Tennesse – EUA, presidirá a palestra.

 

Durante os dois dias serão abordados temas nas áreas de fisiologia respiratória, cardiovascular, renal, neurofisiologia e eletrofisiologia. O evento contará com a participação de pesquisadores locais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Conta ainda, com a participação de três professores americanos, sendo um deles ex-presidente da Sociedade Americana de Endocrinologia, da Sociedade de Hipertensão e também, ex-diretor da Faculdade de Medicina da Universidade da Virginia nos Estados Unidos.

 

Os professores estrangeiros convidados são colaboradores de docentes do MACF. O professor Jonathan H. Jaggar, é professor do Departamento de Fisiologia da University of Tennesse; o professor Robert Carey é ex-presidente da sociedade americana de Hipertensão e ex-presidente da Sociedade Americana de Endocrinologia.  O prof. Thurl E. Harris é especialista na área de fisiopatogenia da diabetes e estuda metabolismo de carbohidratos e lipídeos em nível molecular.

 

Segundo o presidente da Comissão Organizadora do Simpósio e Diretor do ISCB, Prof. Dr. José Henrique Leal Cardoso, deve se formar uma rede com a UFRJ, USP, e UFMG, para programar estratégias de crescimento e de beneficiamento conjunto do programa Ciências sem Fronteiras, conversando sobre áreas de interesse comum, uma vez que os professores convidados trabalham nos dois temas mais estudados por nossos grupos: Hipertensão e Diabetes. O prof. Carey, por exemplo, recebeu recentemente prêmio de excelência em Pesquisa da Sociedade Americana de Hipertensão. O professor Jonathan H. Jaggar trabalha no impacto da hipertensão na fisiologia de microvasos e o papel de canais TRP na hipertensão.

 

O professor Thurl E. Harris por sua vez é especialista na relação entre o metabolismo de lipídios e sua relação com diabetes, tema de interesse de vários dos pesquisadores nacionais que confirmaram presença no evento. Entre os convidados nacionais temos o presidente da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FESBe), Prof. Walter de Araújo Zin (da UFRJ), membro da Academia Nacional de Ciências e o prof. Gerhard Malnic (da USP), ex-presidente da FESBe, Membro da Academia Nacional de Medicina e da AcademiaBrasileira de Ciências.

 

02.10.2013

Assessoria de Imprensa da Uece

Fátima Serpa (fatima.serpa@uece.br / 85 3101.9605)