Programação especial pelo Dia Nacional do Idoso é realizada nesta quinta-feira (03)

2 de outubro de 2013

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011 mostram que o Ceará aparece como o quinto estado brasileiro com a população mais envelhecida. Segundo o estudo, existe 1,089 milhão de idosos em todo o Estado, o que representa 12,6% da população. Para comemorar o dia dessa importante parcela da sociedade, oficialmente celebrado em 1° de outubro, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza nesta quinta-feira (03), o Dia Nacional do Idoso, a partir das 8 horas, na Casa José de Alencar.

 

Participam da celebração grupos de convivência de idosos de sete Centros Comunitários, Abrigo dos Idosos e o Centro Integrado de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciaprevi), ambas unidades coordenadas pela STDS. A festa na Casa José de Alencar terá acolhida musical ao som da banda de idosos do centro comunitário Santa Terezinha, apresentação do grupo de dança sênior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, e oficinas de decoupagem, beleza, massoterapia, argila, vime com jornal e espaço da natureza.

 

Cidadania

 

Mais do que celebrar o Dia Nacional do Idoso, a programação tem como objetivo também alertar a população para os números da violência contra idosos. Para ajudar a combater esse preocupante problema, a STDS coordena o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (Ciaprevi).

 

Desde a criação do Centro, em junho de 2009, foram registradas, até setembro deste ano, 3.783 denúncias, das quais 3.109 foram acompanhadas e encerradas e permanecendo 674 em acompanhamento. O Ciaprevi atende casos de violência por meio de serviços jurídico, social, psicológico e terapêutico. Para denunciar, basta ligar 0800.275.5555.

 

Abrigo dos Idosos

 

Outra unidade coordenada pela STDS é o Abrigo dos Idosos, destinada ao acolhimento de idosos com grau de dependência para atividades de auto-cuidado na vida diária, abandonados por seus familiares ou que não tenham condições de prover seu próprio sustento. O Abrigo oferece proteção integral e cuidados para a preservação da saúde física e emocional e seus direitos e garantias em locais adequados.

 

O Abrigo dos Idosos atende, atualmente, 107 homens e mulheres entre 60 e 90 anos. Na unidade, uma equipe multidisciplinar (médicos, dentistas, terapêutas ocupacionais, enfermeiros e assistentes sociais) desenvolve atividades pedagógicas, terapêuticas e de lazer com os abrigados.

 

Serviço:
Data: 3 de outubro (Quinta-Feira)
Horário: a partir das 8 horas
Local: Casa José de Alencar – Av. Washington Soares, 6055 – Alagadiço Novo

 

02.10.2013

 

Assessoria de Comunicação da STDS

Carlos Eugênio Saraiva – 3101.2089/2099 | 9987.0400 | 8878.8510
imprensa@stds.ce.gov.br
www.twitter.com/stdsonline