Ministra e Governador acompanham andamento de obras no Ceará

3 de outubro de 2013 - 17:49

O governador Cid Gomes, acompanhado da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, visitou na tarde desta quinta-feira (03), trecho das obras de duplicação do Anel Viário em Fortaleza. A comitiva também sobrevoou área de intervenção do projeto considerado a maior intervenção urbana do PAC no Nordeste, Rio Maranguapinho.

 

Durante a visita, a ministra referiu-se às obras como fundamentais para o desenvolvimento do Estado e destacou o Ceará como o maior investidor do país. “Nós temos obras em parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal. Algumas delas fundamentais para o desenvolvimento do Ceará, que é o estado que mais faz investimentos do país. E nós revisamos algumas obras, como a duplicação do Anel Viário, que o Governo Federal acertou em delegar ao Governador, porque com isso a gente conseguiu acelerar a solução de todas as interferências por danos. Assim já teremos um trecho entregue até dezembro, um segundo trecho até o meio do ano e o último trecho no segundo semestre de 2014, o que é fundamental para fluir melhor o trânsito na Região Metropolitana de Fortaleza”, comentou .

 

Já sobre a Projeto Rio Maranguapinho, Miriam Belchior, declarou que o projeto garantirá uma melhoria de vida às famílias transferidas das áreas de risco. “O Maranguapinho também me foi apresentado. Os trechos estão sendo licitados, não só para garantir qualidade de vida para as famílias que antes moravam na beira dos córregos, sujeitas a enchentes e problemas de saúde. A cidade também acabou ganhando um Parque Linear, de mais de 20 quilômetros, importante para Fortaleza”, concluiu.

 

Para o governador Cid Gomes, o encontro com a ministra refletiu em ajustes e balanços das obras do PAC 2. “Nós fizemos um balanço das obras de duplicação do Anel Viário, o que vai dar um grande desafogo aqui na região metropolitana de Fortaleza, e também passamos em vista as obras do Maranguapinho e todas as suas etapas”, definiu o governador.

 

Cid Gomes destacou ainda ações previstas pelo governo para melhorar o acesso aos portos e falou sobre a estimativa de início das obras. “O acesso ao porto do Mucuripe se dá hoje pela avenida Via Expressa, o que causa grandes congestionamentos. No acesso aos portos estão previstas duas ações importantes, uma é a duplicação da CE que dá acesso ao Porto do Pecém, em processo de duplicação, e a outra é da CE-040, no cruzamento do Anel Viário com a CE-040, no Eusébio. Ali vai ser implantada uma nova via duplicada com três pistas de cada lado para chegar até a Ponte da Sabiaguaba. São 14 quilômetros, já está licitados, e a previsão é de que hoje tenhamos a licença de instalação. A presidenta Dilma assinou essa semana um decreto permitindo que o DNIT possa fazer um convênio com o Estado e devemos então começar até o dia 15 de outubro essa obra, que vai desafogar muito o Centro, parte da Aldeota, Aerolândia, e também servirá para completar o Anel Viário. Ficaremos com uma via rápida da Ponte da Sabiaguaba até a Mr. Hull, para carga e transporte de passageiros também. Vou correr pra que fique pronto até o fim de 2014, junto às obras do Anel Viário”, finalizou.

 

Anel Viário

 

visita dentroAs obras de duplicação do Anel Viário integram o Plano de Logística de Transporte do Porto do Pecém. Lá, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 200 milhões. O Anel viário compreende 32 km de extensão. Ele começa na CE-040 (Eusébio), cruza a BR-116 (Itaitinga), passando ainda pela CE-060 (Maracanaú), pela CE-065 (Maranguape) e pela BR-020 (Caucaia), indo até avenida Mister Hull (Tabapuá).

 

A nova pista será de pavimento de concreto, mais resistente e com maior durabilidade. A extensão inclui canteiro central, ciclovias laterais, retornos, acostamentos e nova sinalização. A existente possui 11 metros de largura. As obras de terraplenagem acontecem em frentes alternadas. As obras de artes especiais concluídas correspondem a 60%, outras 10% estão em andamento. A reforma permitirá melhoria de tráfego, principalmente para o Distrito Industrial de Maracanaú, Maranguape, Ceasa e interligação dos portos.

 

03.10.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3466.4898)