Festival de Teatro Infantil do Ceará começa neste sábado (05)

4 de outubro de 2013

Para celebrar o Dia das Crianças, comemorado do dia 12 de outubro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) preparou uma programação especial para o Festival de Teatro Infantil do Ceará (TIC). Espetáculos de teatro de atores, teatro de lambe-lambe, mímica, contação de história, arte visual e cinema vão marcar essa terceira edição do Festival, que começa neste sábado (05) e segue até o próximo domingo (13), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A programação também acontece em Sobral, entre os dias 11 e 13; e em Icapuí, no dia 12, com acesso gratuito a todas as atividades. A expectativa de público é de 15 mil pessoas, dos quais cinco mil de alunos de escolas com agendamento. Confira a Programação:

 

Destaques do Sábado (05)

 

– Atrações Internacionais

Esculturas coloridas em cabelos – Penteados inusitados e coloridos, que são verdadeiras obras de arte. É o que fazem os integrantes do grupo SIENTA LA CABEZA, criado na Espanha em 2001 pela cabeleireira brasileira Fafá Franco e o músico escocês Nick Prescott, e tendo também como integrante a atriz brasileira Tatiana da Silveira. O grupo catalão põe em cena um excêntrico Salão de Beleza onde a criação e a fantasia visual e sonora de duas cabeleireiras e um DJ não conhecem limites. Recriam um universo cheio de fantasia, com todo tipo de des­vario que a imaginação possa suscitar, combinam a arte do design de cabelos com a técnica da escultura e convida o público a participar de uma inusitada transformação estética. Esta é a primeira vez que Sienta la Cabeza vem ao Brasil. No TIC se apresenta no sábado, dia 05, das 16h às 19h no Mercado dos Pinhões; e dia 06, das 18h às 21h no Espaço Rogaciano Leite Filho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC).

Assista: http://www.youtube.com/watch?v=3p5V5KHCgdg

 

Mímica com o corpo – O peruano Hugo & Ines é o mais renomado grupo de teatro de animação com o corpo do mundo, fundado em 1986 por Hugo Suarez e Ines Pasic. É um trabalho de mímica, onde explora as possibilidades expressivas de cada parte do corpo, como joelho, barriga, rosto e cotovelo, criando personagens de carne e osso. Com esse trabalho Hugo & Ines participa de diferentes festivais de artes cênicas do mundo. O espetáculo “Contos Pequenos” é um desfile pitoresco de divertidos personagens que narram o eterno drama tragicômico humano com seus sonhos e frustrações, seus êxitos e fracassos. No sábado, dia 05, o grupo se apresenta às 18 horas no Anfiteatro do CDMAC, e no domingo, 06, às 17h no Teatro do Dragão do Mar, esta sessão com audiodescrição e tradução em libras.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=NB_iCl9iB-E

 

Audiodescrição e Libras

O TIC inova nesta edição com uma atenção ainda maior à acessibilidade, por meio dos serviços de audiodescrição e tradução em libras em parte das apresentações. A primeira será no sábado de abertura, às 17h, no Teatro Dragão do Mar, para o espetáculo “A Menina dos Cabelos de Capim”, da Companhia Pã de Teatro, do Ceará.  O espetáculo tem texto de Ricardo Guilherme e direção de Karlo Cardozo. O autor inspirou-se no conto de tradição ibérica “Os Figos da Figueira” e recriou essa história da menina que é enterrada em um buraco pela sua madrasta, trazendo o ambiente e os costumes da cultura nordestina para essa montagem.

Assista: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_97_sad1sYk

 

As sessões com audiodescrição e/ou tradução em libras serão mistas, para crianças e adultos com ou sem necessidades especiais. Até o dia 13, das mais de 50 apresentações em Fortaleza, 10 terão tradução em libras e 06 vão ter audiodescrição. Programações em braile também serão distribuídas na capital em instituições voltadas a deficientes visuais.

 

O cuidado do festival com a acessibilidade se dá desde a primeira edição com aescolha de espetáculos, alguns dos quais sem fala, possibilitando o aproveitamento de deficientes auditivos e de quem não tem o conhecimento de língua estrangeira, no caso das atrações internacionais. Somado a isso, todos os espaços onde o TIC acontece são acessíveis a cadeirantes.

 

O TIC

 

Em sua 3ª edição, o TIC segue se reinventando e cumpre seu papel de democratizar o acesso à cultura da infância e de promover o teatro infantil no Ceará, fomentando novas perspectivas, dramaturgias e estéticas e conquistando novas plateias. Com essas ações, a Invento Produção Cultural visa consolidar o festival dentro do calendário cultural do Estado, com foco na difusão e formação do teatro infantil.

 

O TIC é uma realização da Invento Produção Cultural, numa promoção da Associação de Pesquisas e Atividades Teatrais Cia do Batente e a Seara de Desenvolvimento e Cultura. Patrocínio: Coelce. Agradecimento: Prefeitura Municipal de Icapuí, Prefeitura Municipal de Sobral e Instituto ECOA. Parceria: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Vila das Artes e Institut Ramon Llull. Apoio cultural: Secultfor e Secult/CE.

 

Serviço:

3º TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará – Em Fortaleza (5 a 13 de outubro), Sobral (11 e 13) e Icapuí (dia 12). Informações: (85)3048.6077,fest.teatroinfantil@gmail.com. Twitter: @inventocultural. Facebook: TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará.  Site: www.festivaltic.com.br. Toda a programação é GRATUITA.

 

04.10.2013

Assessoria de Imprensa da Secult

Sonara Capaverde (imprensa@secult.ce.gov.br / 85 8878.8805)