Governador inaugura nesta quinta-feira (10) UPA 24h no Eusébio

9 de outubro de 2013 - 20:20

Mais dois municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) têm a rede de assistência à saúde da população ampliada com novos serviços de urgência e emergência. Nesta quinta-feira (10), às 18h30min, o Governador Cid Gomes e o secretário da saúde do Estado Ciro Gomes inauguram, no Eusébio, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). Localizada na Rua Irmã Ambrosina, 395, no Centro, a unidade de saúde também vai atender a população de Aquiraz.

 

Na UPA 24h, que beneficiará os dois municípios, o Governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde (MIS), investiu R$ 2.825.000,00 em obras e mais R$979.820,00 na aquisição de equipamentos. Com porte II, a nova unidade tem 13 leitos e 150 profissionais, incluindo 36 médicos e 18 enfermeiros. Além de consultas médicas para crianças e adultos, na UPA são realizados exames laboratoriais, raio x e eletrocardiograma. A UPA 24h, que funciona de domingo a domingo e feriados, é uma unidade intermediária entre um hospital e um posto de saúde. Além dos exames são feitos atendimentos em diferentes casos de urgência e emergência, como dores no peito, falta de ar, febre, convulsão, queda e fraturas não expostas.

 

A primeira UPA 24h da Região Metropolitana e também do Ceará entregue à população pelo Governador fica em Maranguape, na RMF. Na Unidade já foram realizados 121.190 atendimentos. A UPA 24h de Caucaia, inaugurada em julho de 2012, fez 157.656 atendimentos até a última segunda-feira (07). Ainda na Região Metropolitana de Fortaleza há outras duas UPAs 24h com as instalações prontas e sendo equipadas para inaugurações em Horizonte e em São Gonçalo do Amarante, na área do Pecém. No interior, estão em fase final de instalações outras nove UPAs 24h em Canindé, São Benedito, Pentecoste, Aracoiaba, Crateús, Russas, Quixadá, Tauá e Juazeiro do Norte.

 

Capital

 

Com as UPAs 24h a superlotação nos hospitais é reduzida, com a população tendo mais acesso aos serviços de saúde perto de casa e em melhores condições e estruturas modernas. Em Fortaleza, nas cinco UPAs 24h entregues à população foram realizados 829.5847 atendimentos até o último dia 30 de setembro. A primeira entregue à população foi a da Praia do Futuro, em março de 2012. Nos próximos dias a capital terá mais uma UPA aberta. Desta vez no Conjunto Ceará, que vai atender também os moradores dos bairros vizinhos, como o Bom Jardim, João XXIII, Bonsucesso, Granja Lisboa, Granja Portugal, Genibaú. Está com as instalações prontas e sendo equipada para inauguração pelo governo do Estado.

 

Interior

 

Além de Fortaleza e Região Metropolitana, há outras nove UPAs 24h com as obras em fase final para serem entregues à população em Aracoiaba, Canindé, Crateús, Pentecoste, São Benedito, Russas, Quixadá, Juazeiro do Norte e Tauá.

 

Na UPA o atendimento é feito por classificação de risco. Os pacientes graves são atendidos mais rápido (veja o grau de gravidade dos casos e o tempo de atendimento).

 

banner prioridade atendimento1

 

09.10.2013

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara