Congresso discute migração dos profissionais de saúde nesta sexta-feira (11)

10 de outubro de 2013 - 11:26

O lançamento do 11º Congresso Internacional da Rede Unida acontece nesta sexta-feira (11), as 9h30min, no auditório da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). O Congresso terá como tema: “Girar Vida, Políticas e Existências: a delicadeza da educação e do trabalho no cotidiano do SUS”. A Rede Unida, criada em 1985, é um movimento social que reúne pessoas, projetos e instituições comprometidos com as mudanças na formação em saúde e na construção de um sistema equitativo, eficaz e com forte participação social. A Rede vem, nos últimos 20 anos, se constituindo como importante espaço de debate, formulação de propostas e intercâmbio de experiências, de inovação da educação e do trabalho em saúde.

 

Os Congressos Internacionais da Rede Unida mobilizam vários setores e atores que atuam no contexto da saúde e da educação no mundo e são espaços importantes para encontros, reflexões, trocas e crescimento mútuo. Na ocasião do lançamento do Congresso, acontece um debate sobre “A globalização e a migração dos profissionais de saúde”. O debate contará com a presença do presidente da Rede Unida Alcindo Ferla, do antropólogo Francisco Alencar, do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde Odorico Monteiro, do secretário adjunto da Secretaria de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde (SGETS), Fernando Menezes e da superintendente da ESP/CE, Ivana Barreto. O debate também é parte da programa de formação dos 300 médicos estrangeiros que estão em Fortaleza para o segundo ciclo do Programa Mais Médicos.

 

Sobre o Programa Mais Médicos

 

No primeiro ciclo do Programa passaram pela capacitação na Escola de Saúde Pública do Ceará 99 médicos, desses 34 permaneceram no estado. Já no segundo ciclo são 300 médicos estrangeiros, que durante três semanas terão aulas sobre Língua Portuguesa, Sistema Único de Saúde e saúde pública brasileira. Também são pólos Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Brasília (DF).

 

Serviço:

 

Lançamento do 11ª edição do Congresso da Rede Unida e o debate “A globalização e a migração dos profissionais de saúde”
Data: 11 de outubro de 2013
Horário: 09h30min
Local: Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP/CE) – Av. Antonio Justa, 3161 – Meireles.

Contato: 85 3101.1412

 

10.10.2013

Assessoria de Imprensa da ESP-CE

Marcos Saudade / Amanda Peixoto / Hariádina Salveano (85 3101.1412)

Twitter: twitter.com/espce