Caju é tema de receitas em um encontro de Chefs em Fortaleza

11 de outubro de 2013 - 19:17

Na próxima segunda-feira (14), alguns dos principais chefs do Ceará estarão reunidos para apresentar receitas exclusivas da alta gastronomia regional utilizando como principal insumo o Caju. A reunião destes chefs será no “Encontro Gastronômico Intercaju”, primeira ação neste sentido promovida pelo projeto Intercaju – do Governo do Estado do Ceará através da Secitece, Finep, CNPq e Sebrae, em parceria com o Nutec, Centec e Embrapa. O projeto atende aos produtores de caju dos territórios dos Vales do Curu e Aracatiaçu e Maciço de Baturité, promovendo a inclusão social e produtiva das organizações coletivas.

 

O objetivo do “Encontro Gastronômico Intercaju” é contribuir para a promoção da cajucultura no Estado do Ceará. As receitas do encontro, além de serem degustadas pelos convidados do evento, irão compor um livro a ser lançado em novembro, durante o “Encontro da Cajucultura Cearense: Inclusão Social e Produtiva”, em Itapipoca.

 

A publicação será distribuída em todo o País, nas principais redes de supermercados, faculdades e cursos de gastronomia e em eventos nacionais e internacionais que envolvam a cadeia produtiva do caju.

 

“Queremos demonstrar que o fruto pode ser utilizado em sua totalidade (pedúnculo e castanha) para confecção de pratos simples a receitas refinadas. A ideia é movimentar a cadeia do caju do nosso Estado”, comenta o secretário da Secitece, René Barreira. Serão realizados ainda dois cursos para estudantes de gastronomia e profissionais da cozinha, nos dias 21 e 28 de novembro. O curso é gratuito e as vagas limitadas.

 

Projeto Intercaju

 

Atualmente, o projeto Intercaju atende os municípios de Amontada, Tururu, Trairi, Itarema, Itapipoca e Barreira. Os produtores têm a cajucultura como uma das principais atividades econômicas, sejam reunidos em micro e pequenas empresas ou através da agricultura familiar.

 

As comunidades já receberam, pelo Intercaju, minifábricas com vistas ao beneficiamento de castanha de caju, motosserras para a correta substituição da copa do cajueiro, além de cursos para melhorar a organização dos produtores e a inserção, dentro da cadeira produtiva, de tecnologias que garantam aumento na produtividade. As ações trazem também melhoria das condições de trabalho dos produtores.

 

Serviço: “Encontro Gastronômico Intercaju”
Data: 14 de outubro de 2013 (segunda-feira)
Hora: 12h30
Local: Restaurante O Banquete (Rua Vicente Leite, 2451 – Aldeota)
Informações: 85 3101-6466

 

11.10.2013

 

Assessoria de Comunicação da Secitece
Cynthia Cardoso – 85 3101-6466 | 85 8877-9710 | 85 9737-9950