Cid Gomes inaugura UPA 24 horas do Eusébio

11 de outubro de 2013

O governador Cid Gomes e o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, entregaram nesta quinta-feira (10), uma nova Unidade de Pronto Atendimento 24 horas. A UPA 24h, do tipo2, está localizada no Eusébio e vai beneficiar ainda a população de Aquiraz. Ambos os municípios  compõem a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

 

O governador Cid Gomes ressaltou o seu desafio em transformar a saúde pública do Estado na melhor do país. “O que me motiva é pensar nas necessidades básicas da população. Para isto, basta lembrar as minhas necessidades básicas pessoais”, disse. Segundo ele, unidades de saúde como as UPAs 24 horas, ajudam a regular todo o sistema, porque desafogam outras unidades de saúde. “O sistema de saúde que estamos desenvolvendo no Ceará busca um alcance na área de atendimento em especialidades odontológicas, com os CEOs; atendimentos mais aprofundados e especializados, com as Policlínicas e implantação de grandes hospitais regionais, o que descentraliza a busca por atendimentos em Fortaleza, trazendo saúde para mais perto dos cearenses, nas diferentes regiões do Estado”, concluiu Cid Gomes.

 

Na sua instalação, o Governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde (MIS), investiu cerca de R$ 3,8 milhões em obras e aquisição de equipamentos. A UPA do Eusébio é composta de 13 leitos e 150 profissionais, incluindo 36 médicos e 18 enfermeiros. Na unidade, poderão ser realizados exames laboratoriais, raio x e eletrocardiograma. Alem disso a Unidade é equipada para atender aos diferentes casos de urgência e emergência.

 

UPA Eus3Segundo o secretário da Saúde, Ciro Gomes, a implantação da UPA é um motivo para a população do Eusébio e do Aquiraz comemorar. De acordo com o secretário, a qualidade e agilidade no atendimento são pontos que devem ser considerados. “É bom reforçar que todos os funcionários dessa unidade de saúde foram contratados através de seleção e que eles só tem uma obrigação, que é a de tratar muito bem a população do Eusébio e do Aquiraz. O sistema de atendimento com pulseiras coloridas, de acordo com a gravidade de cada caso, facilita o pronto atendimento nas UPAs. Isso evita a formação de filas de espera e torna rápida a solução de cada caso, isoladamente”, completou Ciro.

 

Duas UPAs 24h devem ser inauguradas na Região Metropolitana de Fortaleza. As unidades de Horizonte e São Gonçalo do Amarante estão em fase de aquisição de equipamentos. Outras nove unidades estão em fase final de instalações. São elas a de Canindé, São Benedito, Pentecoste, Aracoiaba, Crateús, Russas, Quixadá, Tauá e Juazeiro do Norte.

 

Participaram da solenidade o deputado federal João Ananias; o deputado estadual Sérgio Aguiar; o secretário Chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho; o secretário chefe do Gebinete do Governador, Danilo Serpa; os prefeitos do Eusébio e de Aquiraz, Júnior do Acilon e Fernando Guimarães, respectivamente; superintendente do Departamento de Aquitetura e Engenharia, Quintino Vieira, dentre outras autoridades.

 

11.10.2013

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@imprensa.ce.gov.br / 85 3466.4898)