Outubro Rosa: Sesa orienta sobre prevenção ao câncer de mama

11 de outubro de 2013

A detecção precoce do câncer de mama é a recomendação dos ginecologistas e mastologistas na prevenção à doença. O Outubro Rosa, movimento que ocorre em todo o mundo e tem a participação do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), potencializa essa recomendação e alerta as mulheres para a realização de mamografia, exame que pode detectar o câncer na mama logo no início. O problema está no medo que muitas mulheres têm da descoberta da doença e fogem da mamografia. Medo que, dentre outros fatores, explica a diferença entre o número de 6.334 mamografias realizadas na Policlínica Regional em Baturité, construída pelo governo do Estado, e o total de 14.359 ofertado no período de abril de 2011 a setembro deste ano. Mais da metade das mulheres dos municípios de Baturité, Itapiúna, Pacoti, Mulungu, Aracoiaba, Aratuba, Capistrano e Guaramiranga, que formam a 4º Região de Saúde atendida na policlínica, não compareceram no dia do agendamento do exame. Nesta segunda-feira (14), acontecerá a ação de prevenção na Sesa, na Av. Almirante Barroso, nº 600, Praia de Iracema, das 8 às 12 horas, com palestras de orientações e encaminhamento de mulheres para realização de mamografias.

 

A Sesa aproveita o Outubro Rosa para alertar e orientar as mulheres sobre a importância da prevenção e informar que quanto mais rápido a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura. O acesso à mamografia foi ampliado no Ceará. Nas 10 policlínicas regionais construídas pelo governo do Estado em funcionamento são realizadas o exame. É feito com dia e hora marcados através de agendamento dos municípios com a gestão da policlínica. Outras referências na prevenção ao câncer que realizam mamografias são o Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), unidade da rede Sesa, e o Geon – Grupo de Oncologia do Estado do Ceará, parceiro da Sesa no controle do Câncer.

 

Programação

 

Durante este mês, a Sesa apoiará diversas ações do Outubro Rosa. Dentre elas, a entrega de certificados pelo Movimento Outubro Rosa Ceará 2013 aos gestores municipais que fortalecem a luta contra o câncer de mama, no dia 23, das 14 às 17 horas, no hotel Mareiro, e a V Caminhada Rosa do Ceará no dia 27, das 8 às 11 horas, do aterro da Praia de Iracema à Praça dos Estressados.

 

No sexo feminino, o câncer que provoca mais mortes é o de mama, seguido de pulmão, estômago e colo do útero. Em 2011 morreram no Ceará 491 mulheres em consequência do câncer de mama, 125 delas na faixa etária de 50 a 59 anos. Em 2010, os números foram semelhantes: 492 óbitos por câncer de mama em mulheres e desse total 108 tinham entre 50 e 59 anos. Embora numa quantidade muito inferior, o câncer de mama também atinge o sexo masculino. Foram sete óbitos em 2010 e sete em 2011, conforme o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/ MS).

 

11.10.2013

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara