Cid Gomes recebe embaixadores de países africanos

15 de outubro de 2013 - 20:19

O Governador Cid Gomes recebeu hoje embaixadores de países do continente africano que identificaram o Ceará para a primeira visita de fortalecimento das relações bilaterais com o Brasil e com o Ceará, em particular, através da identificação de oportunidades de investimento e parcerias nas áreas de comércio, turismo, agricultura e educação. Estiveram presentes os embaixadores do Malaui, Zimbabwe, República da Namíbia, República de Moçambique, República de Botswana, República Unida da Tanzânia, República de Angola, África do Sul, República de Zâmbia e República Democrática do Congo. O Assessor Especial de relações Internacionais do Governo do Ceará, Hélio Leitão, acompanhou a comitiva.

 

Cid Gomes destacou o desenvolvimento do Ceará nos últimos anos na área industrial com beneficiamento e exportação de caju e produção de calçados. Na agricultura ressaltou a produção de mamão, banana, etc. A exportação de frutas e flores, as maiores do Brasil, também foram ressaltadas. O Governador também apresentou o desenvolvimento do porto do Pecém para importação e exportação.

 

Na área da educação, Cid Gomes explicou o modelo introduzido desde 2007 com o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), que tornou o Ceará o melhor em educação do Norte e Nordeste do Brasil. Na saúde, destacou a implementação da maior estrutura de saúde pública entre os Estados do Brasil e que será concluída até o final do ano que vem.

 

Durante a reunião, Cid Gomes destacou a defesa junto ao Governo Federal de estender na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) a quantidade de parcerias e intercâmbios com mais países africanos.

 

Estiveram presentes o Embaixador Francis Moto – República do Malaui, Embaixador Thomas Sukutai Bvuma, República do Zimbabwe, Embaixador Lineekela Mboti – República da Namíbia, Embaixador Manuel Lubisse – República de Moçambique, Embaixadora Bemadette Sebage Rathedi – República de Botswana, Embaixador Francis Malambugi – República Unida da Tanzânia, Embaixador Nelson Cosme – República de Angola, Embaixador Mphakama Nyangweni Mbete – África do Sul, Embaixadora Cynthia Misozi Jangulo – República de Zâmbia e a  encarregada de Negócios Benoit Chatel Tchamlesso – República Democrática do Congo.

 

15.10.2013

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
85 3466.4898