Cagece assina cooperação técnica com empresa de Israel

18 de outubro de 2013 - 19:43

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) irá celebrar um Acordo de Cooperação Técnica com a Mekorot Enterprises and Development Ltd, empresa subsidiária da Companhia Nacional de Águas de Israel. A assinatura será na próxima semana na cidade de Tel Aviv. O presidente da Companhia estadual, André Facó, viajará sábado (19) a Israel onde participará do Seminário Internacional de Águas e cumprirá uma agenda de compromissos naquele país durante toda a semana.

 

O acordo visa formalizar a intenção das duas empresas em possibilitar a execução de ações conjuntas com vistas ao desenvolvimento e implementação de serviços de água, esgoto e projetos. O convênio prevê, entre outras iniciativas, o desenvolvimento de avançados projetos no setor de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos respectivos Estados, utilizando moderna tecnologia e avançadas técnicas na exploração dos recursos hídricos existentes.

 

Esta iniciativa tem o apoio do Governo do Estado de Ceará, que além de fortalecer os investimentos da companhia no aumento da cobertura de água e esgoto, tem incentivado o fortalecimento institucional da Cagece através de projetos conforme os presentes na cooperação, dentre os quais:

 

– Controle das perdas de água no sistema de abastecimento de água;
– Automação em sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário;
– Tratamento e reuso de águas residuais;
– Centros de controle, monitoramento e geoprocessamento;
– Tratamento e controle da qualidade da água e;
– Energias renováveis.

 

As empresas

 

A Mekorot tem know-how na gestão e execução de projetos de água, com elevado nível de especialização em áreas de recursos hídricos, sistemas de abastecimento de água, dessalinização de água, tratamento e reutilização de águas residuárias, engenharia de poços profundos e operação, e modelos de transferência e similares. Neste sentido, Israel tem o título de país com maior índice de reuso de esgoto no mundo, com quase 75%, enquanto a Espanha em segundo lugar reusa apenas 12%.

 

A Cagece, por estar sediada em uma região que sofre com escassez de chuva, que imprime na sua história danos causados pela seca e enfrenta constantes desafios, tem se destacado no cenário nacional do setor de saneamento pela capacidade de buscar soluções ousadas para garantir a qualidade e a prestação dos seus serviços. A Companhia tem expertise em gestão, controle de perdas, sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, tratamento de águas residuais, entre outras experiências exitosas. Dentre as quais, a gestão integrada de perdas de água, que a coloca entre os 3 melhores resultados em todo o país.

 

Ambas as empresas têm habilidades distintas no setor de saneamento e enfrentam desafios semelhantes em função das condições geográficas e climáticas das regiões onde estão localizadas. O convênio, que terá vigência de cinco anos, proporcionará uma valiosa troca de experiência entre as duas companhias.

 

18.10.2013

 

Assessoria de Imprensa da Cagece
Sabrina Lemos
sabrina.lemos@cagece.com.br
 85 3101.1826/8878.8932