Arquivo Público do Ceará abre inscrições para oficinas

21 de outubro de 2013 - 12:12

O Arquivo Público do Ceará abre nesta segunda-feira (21), inscrições para três oficinas que acontecerão entre os dias 04 e 06 de novembro, integrando a programação especial do equipamento para a Semana da Cultura. Ministradas por historiadores e graduandos em História, as oficinas têm como foco o projeto “Memórias Reveladas”, a estrutura policial durante o período do Império e a ciência paleográfica. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no próprio Arquivo Histórico ou pelo fone 85 3101.2615.

 

A Oficina do Projeto “Memórias Reveladas” será ministrada por Fabiano Matos e destaca o projeto iniciado em 2010, em parceria com o Arquivo Nacional, para organização, descrição e digitalização dos arquivos da ditadura militar brasileira (1964-1985). No programa, uma introdução à história do período, um histórico dos órgãos de repressão, o histórico da documentação (origem e acumulação arquivística), o objetivo e os resultados do projeto “Memórias Reveladas” e uma discussão sobre a Lei de Informação e a abertura dos documentos da ditadura. A oficina acontece no dia 5 de novembro, das 13h30 às 17 horas, com 30 vagas.

 

A Oficina de Descrição Arquivística da Chefatura de Polícia do Império (1862-1889) aborda as possibilidades de pesquisa para o historiador, sobre o período, destacando as atividades da polícia do Império, os autores que discutem a estrutura policial, as sugestões de metodologia e os recursos de que podem se valer os historiadores para analisar o período imperial. A oficina será ministrada pelas graduandas em História Bruna de Oliveira (UFC), Cleidiane Morais (UFC) e Patrícia Marciano (UECE) e será realizada no dia 5 de novembro, das 08h30 min às 12 horas, com 30 vagas.

 

Já a Oficina de Paleografia objetiva promover o aprendizado das noções básicas da ciência paleográfica e das ciências afins, informando sobre a história da escrita, dos suportes e tipos, recorrendo a exemplos de fontes documentais. Além da parte teórica, inclui prática de transcrição e informações sobre as normas da atividade, a partir de documentos dos séculos XVI a XIX. A oficina será ministrada pela historiadora Liduína Queiroz (UECE) e acontece no dia 6 de novembro, de 8h30 às 12h e de 13h30 às 17h, com 20 vagas.

 

Arquivo Público

 

Criado em 1916, o Arquivo Público do Estado do Ceará tem como função recolher, preservar e divulgar documentos de valor histórico para referência e pesquisa. São correspondências, processos, relatórios, inventários, mapas, plantas e diversos outros documentos, emitidos pelos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e, também, de particulares, desde 1703. O Arquivo Público emite certidões de documentos cartoriais e transações paleográficas de documentação histórica e monta exposições temáticas.

 

Serviço:

 

Oficinas do Arquivo Público do Ceará. Oficinas do Projeto Memórias Reveladas, de Descrição Arquivística da Chefatura de Polícia do Império e de Paleografia. Dias 5 e 6 de novembro. Inscrições gratuitas abertas a partir desta segunda-feira, 21/10, no Arquivo Público do Ceará (R. Senador Alencar, 348) ou pelo fone 3101-2615.

 

21.10.2013

Assessoria de Comunicação da Secult

Sonara Capaverde (85 8878.8805 – 9608.5822)