31 municípios serão beneficiados com o Projeto Paulo Freire

22 de outubro de 2013

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza nesta quarta-feira (23), às 15 horas, reunião com prefeitos dos 31 municípios cearenses que serão beneficiados com projetos produtivos do Projeto Paulo Freire, que é financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). O encontro com os gestores será no auditório do Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza.

 

O Projeto Paulo Freire vai beneficiar 31 municípios cearenses que têm os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) com investimento de R$ 162,2 milhões oriundos de financiamento do Governo do Estado junto ao FIDA. A contrapartida do Estado é de R$ 80 milhões.

 

O montante, segundo o secretário Nelson Martins, será aplicado em ações como a implantação de projetos produtivos nesses municípios, e em especial na capacitação dos pequenos agricultores. “Queremos capacitar essas famílias para receber os projetos e ações oriundas de investimentos na agricultura, pois assim, elas poderão ter trabalho e renda”, reforçou o secretário. O investimento será aplicado entre os anos de 2013 e 2019, em ações para reduzir a pobreza rural no semiárido cearense no âmbito agrícola e não agrícola, com foco principal em jovens e mulheres.

 

Os municípios que serão beneficiados são Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Aiuaba, Arneiroz, Hidrolândia, Parambu, Ipu, Ipueiras, Pires Ferreira, Quiterianópolis, Tauá, Coreaú, Frecheirinha, Graça, Massapê, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Reriutaba, Senador Sá, Sobral, Varjota e Irauçuba.

 

Uma equipe do FIDA está no Ceará participando de missão que prossegue até o próximo dia 25. Segundo o coordenador do Projeto Paulo Freire na SDA, Rômulo Cabral, os prefeitos vão conhecer como vai funcionar a Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) que vai executar as ações do projeto e os seus objetivos. “Logo depois deste momento, nós vamos procurar cada município para saber, especificamente, qual o público que vamos capacitar”, afirmou.

 

Cabral informou ainda que os técnicos do FIDA estão definindo os recursos humanos, a estrutura técnica da UGP e o Plano de Trabalho que deverá ser executado até o final do Projeto.

 

Serviço

15 horas – Apresentação do Projeto Paulo Freire aos Prefeitos Municipais

Local: Auditório do Parque de Exposições Governador César Cals

Avenida Sargento Hermínio 2677 – Álvaro Wayne

 

22.10.2013

 

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br  | asscom@sda.ce.gov.br