Enem 2013: Governo garante preparação e estrutura aos alunos da rede estadual

22 de outubro de 2013 - 13:47

Além de garantir a preparação dos 192 mil alunos de 2º e 3º anos do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual, inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), organizou um conjunto de ações para apoiá-los durante os dias de provas. Os estudantes da Capital e do Interior vão contar com alimentação, hospedagem e transporte. A secretária Izolda Cela falará sobre o assunto durante a Apresentação do Projeto Enem Chego Junto Chego Bem, etapa “Dia E”, nesta quarta-feira, dia 23, às 9h30min, no pátio interno da Seduc. Foram investidos R$ 2 milhões, oriundos dos Governos Estadual e Federal.

 

A etapa “Dia E“, que acontece nos dias 26 e 27 de outubro, datas das provas do Enem, tem como objetivo garantir condições adequadas aos inscritos para que realizem as provas com sucesso. Para isso, a Seduc mobilizou escolas, Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), famílias, entidades e instituições.

 

Transporte

 

Na Capital, 35 mil jovens fizeram inscrições para o Enem. Desse total, 22 mil receberão, na própria carteira de estudante, créditos para pagar as passagens dos dois dias de prova. Os demais, por não terem o documento, utilizarão o “Passaporte Enem”, um cartão entregue ao aluno, na escola em que estuda, que permitirá o transporte nas datas do Exame. 6.320 alunos de Caucaia, Maracanaú e Maranguape, devido ao local de prova estar em outro município, também contarão com o mesmo benefício. Ao todo, estarão disponíveis 146 mil passagens urbanas. No Interior, 2.703 veículos farão o transporte dos alunos do Ensino Médio.

 

Hospedagem e Alimentação

 

Um total de 12 mil alunos de municípios ou distritos de difícil acesso aos locais de provas terão hospedagem garantida. Uma das opções de atendimento, a “Hospedagem Solidária”, vem dos pais e familiares de alunos, profissionais e parceiros das escolas que atenderam ao chamado da Seduc. São 2 mil famílias mobilizadas nesta ação. Serão servidos café da manhã, almoço e jantar para 40 mil alunos nos locais de hospedagem e nas escolas estaduais. Para os dias de prova, os 192 mil inscritos na Capital e no Interior irão receber um lanche, o kit Enem.

 

Pontos de Apoio

 

Em cada um dos sete terminais de ônibus em Fortaleza, a Seduc montará tendas de apoio com informações para os estudantes. O mesmo serviço estará disponível para quem mora no Interior do Estado.

 

Aprendizagem

 

As ações integram o projeto Enem Chego Junto, Chego Bem para apoiar alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio e egressos da rede pública. Entre as atividades pedagógicas ofertadas estão o Plantão Pedagógico, Preparação: Rumo à Universidade, Ciclo de Palestras, Sabadões do Enem e os Simulados feitos pela Secretaria. Cada Crede e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) têm autonomia para implementar novas estratégias.

 

22.10.2013

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)