Incubadora do Instituto Centec ganha edital do Ministério da Cultura

22 de outubro de 2013 - 10:52

A Incubadora Tecnológica do Instituto Centec (Intece), vinculada à Diretoria de Extensão Tecnológica e Inovação, foi aprovada em 4º lugar no 1º Edital de Fomento a Incubadoras de Empreendimentos da Economia Criativa do Ministério da Cultura. O resultado foi divulgado durante o 23º Seminário da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimento Inovadores (Anprotec), em Recife (PE).

 

A Incubadora Tecnológica do Instituto Centec foi a única entidade cearense contemplada e receberá o terceiro maior valor aprovado: R$ 389.446. Segundo a coordenadora da Intece, Sueli Vasconcelos, “muito já foi realizado e, no final de 2013, estamos mostrando garra e força para continuar crescendo a passos largos, ampliando o nosso apoio ao setor de economia criativa, dando oportunidades para que os empreendimentos tornem-se mais competitivos num mercado que exige criatividade e inovação”, afirmou ela, entusiasmada.

 

A Intece existe desde 2003 e possui 26 empresas incubadas e 43 graduadas. Com o projeto aprovado, pretende-se, em 2014, melhorar a estrutura tecnológica da Intece e apoiar dez novos empreendimentos da economia criativa – que serão selecionados por meio de edital – de modo a proporcionar o desenvolvimento da indústria criativa no Estado do Ceará.

 

Dentre algumas ações que serão realizadas estão: seminários, feiras, palestras, consultorias e treinamentos que tratam dos temas relacionados à economia criativa; criação de um banco de ideias; e reuniões com grupos atuantes desse segmento para identificar novas oportunidades.

 

Segundo o secretário nacional da Economia Criativa, Marcos Carvalho, o objetivo do edital é de fortalecer as incubadoras de empresas para ampliar e qualificar sua capacidade de incubação de empreendimentos criativos e inovadores.

 

Foram submetidos 44 projetos de todo Brasil, dos quais apenas 15 projetos de oito estados foram contemplados: Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O apoio total do MinC aos projetos selecionados foi de R$ 4.493.557.

 

22.10.2013

Assessoria do Instituto Centec

Ana Freires (anafreires@centec.ce.gov.br / 85 3066.7036)