Semace usa a música para abordar a temática ambiental

24 de outubro de 2013 - 18:13

Há uma década que a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) utiliza uma forma diferente para levar a questão ambiental ao povo cearense. É cantando músicas que abordam a natureza como tema que o Coral Verdes Vozes da autarquia vem disseminando a conscientização junto aos diversos segmentos da sociedade.

 

O Coral Verdes Vozes é composto por aproximadamente 25 colaboradores da Semace, entre servidores públicos, terceirizados e estagiários. Os ensaios ocorrem em duas oportunidades na semana, no auditório da própria autarquia. Em seus primeiros anos, quem comandava o grupo era o maestro José Carlos Ferrari Júnior. Atualmente, o coral é regido pela maestrina Ana Cléria Soares da Rocha.

 

Para o coordenador do grupo e servidor da Semace, José Wiliams Henrique de Souza, o coral é uma forma de levar uma mensagem positiva e reflexiva à população sobre a relação entre o ser humano e a natureza. “A música nos faz pensar intimamente sobre nossas atitudes e não poderia ser diferente com o meio ambiente”, disse Souza.

 

Apresentação fora do Ceará

 

No período de 17 a 20 deste mês o grupo realizou quatro apresentações fora do Ceará, com destaque para as que ocorreram no XV Festival Nordeste Cantat Internacional, na cidade de Maceió-AL, e na capital sergipana durante o III Cantaju – Festival Nacional de Música Coral em Aracaju.

 

Nessas ocasiões, o Coral Verdes Vozes cantou seis músicas. Mas uma delas se destacou por sua mensagem. Trata-se da canção Soldadinho do Araripe, de autoria da maestrina Ana Cléria. A letra faz menção ao pássaro nativo da Chapada do Araripe, no Cariri cearense, e que corre risco de extinção.

 

24.10.2013

 

Assessoria de Comunicação da Semace
Fhilipe Augusto (comunicacao@semace.ce.gov.br/ 85-3101.5554)
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov