Alunos de 11 a 14 anos são delegados na Conferência Estadual Infanto-juvenil

29 de outubro de 2013

“Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis” é o tema da II Conferência Estadual Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, que acontece a
partir desta terça-feira (29) e prossegue até 31 de outubro, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o encontro vai aprofundar o debate sobre a temática Terra, Fogo, Água e Ar e eleger a delegação que representará o Ceará na Conferência Nacional, em Brasília, no próximo mês de novembro. Também haverá a seleção de quatro projetos de ação que serão encaminhados para esse evento. A abertura está marcada para esta quarta-feira (30), às 9 horas.

 

Participam da Conferência Estadual 204 pessoas, sendo 126 delegados/alunos da rede pública de ensino, de 11 a 14 anos de idade, que representam todas as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME) Fortaleza, além de acompanhantes das Crede, Secretarias Municipais de Educação, Seduc, membros da Comissão Organizadora Estadual (COE) e dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente do Ceará, e um representante do Ministério do Meio Ambiente.

 

A etapa estadual foi precedida pela fase escolar. Conforme dados do Ministério da Educação, o Ceará, neste ano, realizou 2.226 conferências nas escolas municipais e estaduais, o que representa 13,10% do total de escolas participantes da 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, sendo o estado que mais realizou conferências, no âmbito escolar. O segundo e terceiro estados foram, respectivamente, a Bahia com 1.777 e São Paulo com 1.677 escolas participantes.

 

Houve ainda um acréscimo de 13% no número de escolas participantes, comparando as informações de 2003 e 2013. Nesta edição, o Ceará conseguiu articular as escolas municipais e estaduais, e manter a participação efetiva. Desta forma garantiu a liderança, em termos de número de participação, no processo nacional.

 

“Realizar as Conferências Infantojuvenis pelo Meio Ambiente significa fortalecer e ampliar um processo pedagógico que insere a dimensão política da questão ambiental nos debates realizados nas escolas e comunidades, possibilitando a construção coletiva do conhecimento e estimulando o empenho na resolução de problemas socioambientais, ao tempo em que respeita e valoriza o protagonismo dos adolescentes e jovens envolvidos”, declarou Nohemy Rezende Ibanêz, coordenadora de Diversidade e Inclusão Educacional da Seduc.

 

A Etapa Estadual está sob a coordenação e responsabilidade da Seduc e da COE. É integrada também pelas seguintes instituições/entidades: Secretaria Municipal de Fortaleza (SME) e suas seis Regionais, Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), Crede 9, com sede em Horizonte, (representando as demais Crede), Ibama, Senac, Undime, Conpam, Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Fortaleza e de Horizonte, CIEA e Instituto Terrazul.

 

Serviço

Solenidade de Abertura da II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo
Meio Ambiente
Dia: 30 de outubro de 2013.
Horário: 9 horas
Local: Hotel Praia Centro – Av. Monsenhor Tabosa, nº 740, Fortaleza –
Ce. Fone: 85 3082-1122.

 

29.10.2013

 

Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante – 85 3101.3972
jacquelinec@seduc.ce.gov.br