Cid Gomes abre segunda etapa da campanha contra febre aftosa nesta quinta-feira (31)

30 de outubro de 2013

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e sua vinculada Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), realiza nesta quinta-feira (31) o lançamento oficial da segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa 2013 no Estado. A solenidade acontecerá na Fazenda Mumbaba no município de Massapê, na Região Norte, localizado a 252 km da capital cearense e contará com a presença do governador Cid Gomes e do secretário Nelson Martins. A primeira etapa da campanha que aconteceu em maio deste ano atingiu um percentual superior a 94% de animais vacinados, já nesta etapa a meta é alcançar o índice superior a 95% de bovinos e bubalinos vacinados.

 

O Ceará já foi reconhecido nacionalmente com zona livre de febre aftosa com vacinação e busca agora o reconhecimento internacional, em maio de 2014, como afirma o Secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins. “Nossa meta é ser reconhecido internacionalmente, e para que o status de zona livre de aftosa com vacinação os produtores precisam continuar vacinado o rebano”, afirma.

 

O titular da SDA destacou ainda a importância do reconhecimento.“É resultado de um trabalho árduo e coletivo. Foi fundamental o apoio do Estado à Adagri, as entidades parceiras e, principalmente, ao quadro de servidores da Adagri”, ressalta.

 

Segundo o presidente da Adagri, Augusto Júnior, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) realizará auditoria no Ceará em fevereiro de 2014 e “isso reforça o nosso apelos aos produtores para que vacine o rebanho, uma vez que o reconhecimento internacional vai nos permitir ampliar os negócios agropecuários, agora com outros países”, afirmou.

 

Os criadores poderão vacinar seu rebanho entre os dias 1º e 30 de novembro. A dose da vacina custa R$ 1,50. Após este prazo, a Adagri fará a fiscalização nas propriedades e os criadores que não vacinarem pagarão multa de R$ 13,43 por cabeça.

 

A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por um vírus de rápida multiplicação. Os animais infectados apresentam sintomas como: feridas na boca, nos lábios, nas tetas e nos cascos, além de se afastarem do convívio com os outros animais e dificuldades de locomoção e alimentação. Desde 1997 não é registrado nenhum caso da doença no Ceará.

 

Títulos de propriedade de terra

 

Ainda durante a solenidade, o Governo do Estado, através da SDA e do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), entregará 273 títulos de propriedade rural para agricultores de Massapê.

 

Com o documento, os agricultores familiares poderão ter acesso às políticas de crédito e assistência técnica dos Governos Federal e Estadual. A entrega dos títulos acontece dentro do Programa de Regularização Fundiária do Estado do Ceará, realizada em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

 

Para o superintendente do Idace, Ricardo Durval, o Programa de Regularização Fundiária do Ceará tem começo, meio e fim. “A entrega de títulos de terra representa o reconhecimento da cidadania do homem do campo, lhe garantindo a segurança jurídica da propriedade rural da terra onde ele nasceu”, afirmou.

 

O secretário Nelson Martins afirma ainda que a partir do momento em que o agricultor familiar recebe o título de terra é possível fazer um trabalho de planejamento agrícola para fazer o desenvolvimento do município, já que é possível saber quem são os donos de cada terra.

 

Serviço:

Dia: 31 de outubro (quinta-feira)
Hora: 9 horas
Local: Fazenda Mumbaba, Estrada Sobral/Massapê, km 12- Massapê/CE

 

30.10.2013

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho / Amanda Sobreira (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510 – 3101.8137)

Twitter: @ImprensaSDA