Estado e MDA entregam equipamentos para a agricultura familiar

31 de outubro de 2013 - 21:00

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entregam nesta sexta-feira (1), às 11h30min, equipamentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para garantir a convivência dos municípios cearenses com o semiárido. A solenidade será no Parque de Exposições Governador César Cals e contará com as presenças do Governador Cid Gomes, do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e do Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

 

Vinte e cinco municípios serão beneficiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com 40 caminhões caçamba, equipamentos que serão utilizados para a construção de estradas vicinais para facilitar o escoamento da produção, além de 28 carros-pipa.

 

Receberão os equipamentos Acaraú, Amontada, Acopiara, Boa Viagem, Canindé, Crateús, Granja, Icó, Iguatu, Jardim, Missão Velha, Morada Nova, Mombaça, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, Sobral, Tauá, Tianguá, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará. O investimento é de aproximadamente R$ 262 milhões. Além desses municípios também receberão caminhões pipa os municípios de Caucaia, Barbalha e Itapipoca.

 

Na ocasião também serão entregues aos municípios de Banabuiú, Quixeramobim e Boa Viagem tanques de resfriamento de leite (5), com capacidade de armazenamento de 2.000 litros, kits de higiene de ordenha (120), kits de inseminação artificial (2) e kits de análise de leite (5), totalizando 144 beneficiários, além da Associação Comunitária Vila dos Papocos que receberá certificado para a construção de uma casa de farinha.

 

Nelson Martins destaca a importância do evento para os municípios que sofrem com a estiagem no Estado.“A entrega desses equipamentos representa um marco histórico de contribuição do Governo Federal para estruturar os municípios na convivência com o semiárido”, coloca.

 

O secretário acrescenta ainda que o Governo Federal entregará mais equipamentos no Estado. “O Governo Federal já doou 181 máquinas retroescavadeiras e 181 motoniveladoras e está entregando 28 caminhões-pipa e 40 caminhões-caçamba e entregará máquinas pás-carregadeiras para 181 municípios, representando um repasse de R$ 1,5 milhão para cada município”, afirma.

 

31.10.2013

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Luana Matos – estagiária de Jornalismo
luana.pessoa@sda.ce.gov.br
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Amanda Sobreira –  (85) 31018137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA