Governo do Estado entrega 1.134 títulos de terra no Cedro

2 de novembro de 2013 - 14:27

titulos de terra cedro 02112013 2JPG

O governador Cid Gomes realizou na noite desta sexta-feira (01), em Cedro, no Centro-Sul do Estado, a entrega de 1.134 títulos de terra. A ação faz parte do Programa de Regularização Fundiária do Ceará que tem como principal meta universalizar a titulação de terra no Estado, reconhecendo agricultores como os proprietários das terras, evitando assim a grilagem. Com o título de terra, os agricultores familiares poderão ter acesso às políticas de crédito e assistência técnica dos Governos Federal e Estadual. O Programa de Regularização Fundiária do Estado do Ceará é executado em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Sobre o Programa de Regularização Fundiária, o Governador Cid Gomes destacou que até o final de 2014 todos os agricultores terão o seu título de terra e vão poder acessar às políticas de crédito tanto do Estado como do Governo Federal. “Junto com a universalização da água e dos escritórios da Ematerce estamos realizando o sonho de formar uma classe média rural”, afirmou.

Ainda sobre o assunto, o secretário Nelson Martins destacou que serão entregues até o final de 2014 mais 160 mil títulos de terra, em parceria com o Incra.

Também naquele município, o Governador inaugurou nesta a pavimentação de aproximadamente 21 quilômetros na Região Centro-Sul cearense, nos trechos entroncamento da CE-153 (Cedro) – CE-284 (Santo Antônio) e entroncamento da CE-153 (Cedro) – CE-574 (Lajedo-Várzea da Conceição). São beneficiados com a nova infraestrutura os distritos de Santo Antônio e da Várzea da Conceição, localizados no município de Cedro.

Na ocasião, o prefeito do Cedro, Nilson Diniz, agradeceu os benefícios que chegaram ao município. “Precisamos reconhecer os benefícios que recebemos e saber agradecer. Nossos agricultores agora possuem títulos de terra e vão ter mais tranquilidade para produzir e também vão utilizar as novas estradas para trazer a sua produção para a cidade e poder comercializar com outros municípios”, comemorou o gestor.

titulos-de-terra-cedro-02112013 1
O investimento nas obras foi de R$ 9.184.174,16. O objetivo é dotar o Estado de uma infraestrutura viária que permita a integração entre as regiões norte – sul e leste – oeste, garantindo assim, o escoamento da produção interna, bem como de matéria-prima, não só para o parque industrial cearense, mas também facilitando a relação com os Estados vizinhos. O trecho recebeu serviços preliminares como terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalizações horizontal e vertical, construção de obras d’arte correntes (bueiros) e revestimento em tratamento superficial duplo.

 

 

Obras de Pavimentação

 

O Governo Cid Gomes pavimentou em sete anos cerca de sete mil quilômetros de rodovia. Proporcionando melhores condições de trafegabilidade e segurança aos motoristas que utilizam a malha viária do Estado. Visando dar continuidade a estas ações encontra-se em andamento 390 quilômetros de pavimentação, com investimento de R$ 522.425,64 e outros 1.130 quilômetros estão concluídos.
 
02.11.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898