Linha Leste: Mais um par de tuneladoras testado e pronto para embarque a caminho do Ceará

7 de novembro de 2013 - 19:10

As duas últimas tuneladoras, de um total de quatro adquiridas pelo Governo do Estado para a construção dos túneis da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, já estão prontas para serem embarcadas para o Ceará. Elas foram testadas na fábrica  da The Robbins Company em Shangai, na China,  entre os dias 17 e 25 do último mês de outubro. Uma equipe de técnicos da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), licitante da Linha Leste, acompanhou o procedimento. Com a aprovação dos testes foi emitida a liberação de embarque, e, a partir daí, estima-se um prazo de 45 dias para desmontagem, acondicionamento das peças e embarque para o transporte marítimo para o transporte ao Porto do Pecém. O transporte de Shanghai ao Pecém varia de 30 a 45 dias. O primeiro par de equipamentos chegou ao Ceará em agosto passado e estão em fase de montagem em área próxima ao emboque nas proximidades da estação Chico da Silva, no Centro da Capital.

 

O contrato das obras civis da Linha Leste foi assinado no dia 11 de outubro pelo governador Cid Gomes, secretário Adail Fontenele (Infraestrutura ) e diretores das empresas Cetenco Engenharia e Acciona Infraestructuras (Consórcio Cetenco-Acciona), vencedoras da licitação das obras civis da Linha, com a proposta de R$ 2.259.223.588,10.  O projeto da Linha Leste prevê a construção de onze estações: Estação da Sé, Colégio Militar, Luiza Távora, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Serão 12,4 km de extensão. A linha se integrará com as Linhas Sul, já concluída em fase de operação assistida, a Oeste, remodelada e ao ramal Parangaba-Mucuripe (VLT), em implantação, além dos terminais de ônibus e será operada com trens elétricos que transportarão cerca de 400 mil pessoas diariamente quando integrado com os demais modais de transporte.

 

Assista ao vídeo da Linha Leste do Metrô de Fortaleza: http://migre.me/gzN8b

 

A Linha Leste faz parte do Programa “Mobilidade Grandes Cidades”, do Governo Federal. Estão garantidos recursos federais para o projeto do Orçamento Geral da União e financiados pela Caixa Econômica Federal. A contra partida do Governo do Estado do Ceará será usada para a Parceria Pública Privada, que vai contemplar todo o material rodante e sistemas e a operação dos quatro sistemas metroviários de Fortaleza. Esses recursos estaduais também serão usados para projetos, administração de obra, desapropriações e remoção de interferências.

 

Tatuzões

 

As máquinas tuneladoras do tipo Tunnel Boring Machine (TBM) foram compradas mediante licitação ocorrida em junho de 2012, quando saiu vencedora a empresa norte-americana The Robbins Company. O valor do investimento foi de R$ 128.224.258,52. Os equipamentos chegaram desmontados e acondicionadas em 16 contêineres junto com mais 50 peças.

 

O Shield, como é chamado a parte dianteira da máquina responsável pela escavação, tem 6,9 metros de diâmetro e 10 metros de extensão e cerca de 460 toneladas. Na parte traseira do shield são montados dez carros/trailers com os equipamentos auxiliares da máquina, chamado back-up da tuneladora, onde estão a cabine de controle, unidade hidráulica, transformadores, painéis elétricos, enrolador de cabos, sistemas de lubrificação, de espuma e de injeção de Grount, Betonita, compressores, câmara de primeiros socorros, dentre outros.

 

Ao todo, o shield e o backup, que formam a tuneladora, têm 125 metros de extensão, com cerca de 737 toneladas. As outras duas tuneladoras estão sendo montadas na mesma unidade da Robbins na China, para realização de testes em fábrica. O equipamento é composto ainda por Sistema de Transporte do material escavado, através de correias transportadoras; Sistema de montagem de anéis; Sistema de injeção de concreto grout, betonita, dentre outros sistemas auxiliares.

 

O Contrato com a empresa The Robbins Company inclui ainda outros equipamentos a serem utilizados na obra, quatro Sistemas de Ventilação, sendo um para cada conjunto túnel/máquina; Correias Transportadoras para o transporte do material escavado por toda extensão dos cerca de 20 km de túneis; Formas e Equipamentos Auxiliares a serem utilizados em duas fábricas de anéis, que deverão produzir cerca de 20 anéis/dia cada fábrica.

 

07.11.2013

 

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