Copa de 2014 terá gestão de emissões de gases de efeito estufa

8 de novembro de 2013 - 16:27

Será realizado em Fortaleza, na Companhia Docas, nas próximas segunda e terça feiras, 11 e 12/11, o  Workshop Inventário de Emissões da Copa do Mundo 2014. A preparação do Brasil para a Copa do Mundo envolve também as mudanças climáticas. Eventos deste porte demandam novos investimentos em infraestrutura, que geram benefícios, mas também emissões. Adicionalmente, os milhares de torcedores que percorrerão o país também vão gerar emissões de gases de efeito estufa. A dimensão real dessas emissões será mensurada por agentes locais nas doze cidades-sede, que começam a receber esse treinamento. Também serão identificadas medidas passíveis de serem implementadas para a redução e compensação dessas emissões.

 

O Workshop será aberto às 8h30min de segunda-feira (11), e contará com a participação do presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Conpam, Bruno Meneses. Serão instrutores técnicos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente -PNUMA, e consultores do Ministério do Meio Ambiente MMA responsáveis pelo levantamento das informações. O conteúdo inclui um panorama sobre mudanças climáticas, uma introdução aos diversos tipos de inventários de emissões de gases de efeito estufa e a metodologia selecionada para ser aplicada para a Copa de 2014, além de dinâmicas, discussões e debates.

 

 O Workshop Inventário de Emissões da Copa do Mundo 2014 é direcionado para profissionais de transporte, construção civil, gestão de resíduos e de outras áreas diretamente envolvidas com a competição. Os convidados para a oficina foram selecionados pelas Secretarias Especiais da Copa (Secopa) de cada Estado. A capacitação faz parte do projeto Opções de Mitigação de Gases de Efeito Estufa em Setores-Chave do Brasil, executado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O Ministério do Meio Ambiente (MMA) é parceiro na realização das oficinas, bem como o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam).

 

Já ocorreram Workshop em Natal, 24 e 25 de outubro, Cuiabá e Curitiba em 31 de outubro e 1 de novembro, Recife e Salvador em 4 e 5 de novembro, e agora os  Fortaleza e São Paulo em 11 e 12 de novembro, e ainda os de Belo Horizonte e Porto Alegre em 18 e 19 de novembro, e Manaus e Rio de Janeiro em 21 e 22 de novembro.

 

08.11.2013

 

PNUMA – 61 3038.9237 / comunicacao@pnuma.org
MCTI – 61 2033 7923 / cpmg@mct.gov.br
MMA – 61 2028 1227 / imprensa@mma.gov.br