Cid Gomes inaugura 9ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher

12 de novembro de 2013 - 15:12

O município de Pacatuba, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, recebeu, na noite desta segunda-feira (11), um reforço em segurança pública. O governador Cid Gomes, acompanhado do vice-governador, Domingos Filho, da titular da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Aparecida Gonçalves e do secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Servilho Paiva, inaugurou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). 

 

O governador Cid Gomes aproveitou a ocasião para reiterar compromissos com a Região e anunciou a duplicação da rodovia que liga o município de Pacatuba até depois de Redenção, próximo a Antônio Diogo. “A duplicação da CE já está em licitação e as obras devem começar por esses dias”, disse. Atendendo ao pedido de populares, o Governador ainda autorizou o incremento do transporte alternativo, com a criação de  uma linha para o trajeto Pacatuba-Itaitinga.

 

Quanto aos investimentos feitos em segurança no Estado, Cid Gomes citou a efetivação de mais de 1.000 policiais militares na semana  passada e anunciou a chamada de mais 1.100 policiais concursados. “Quando esses 1.100 tiverem ingressado, nós vamos ter a seguinte situação no Ceará: de cada dois policiais militares trabalhando no Estado, um terá sido contratado no meu governo”, enfatizou.

 

Segundo Aparecida Gonçalves,  para melhorar os índices de violência contra a mulher, além de programas de educação contra o machismo, é preciso o engajamento de toda a sociedade. “Precisamos acabar com a impunidade que envolve os casos de violência contra a mulher”, completou.

 

A unidade de segurança inaugurada compõe a estrutura da Polícia Civil do Estado do Ceará e recebeu investimentos da ordem de R$ 1,1 milhão para a sua construção e aparelhamento. Com a inauguração dessa unidade, o Ceará passa a contar com nove Delegacias da Mulher, em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral, Pacatuba e Quixadá. A unidade de Pacatuba ficará sob o comando da delegada Camila de Carvalho Mesquita Lobo e beneficiará cerca de 36,7 mil mulheres do município (IBGE).

 

delegaciam dentroA Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher

 

As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam’s) devem realizar ações de prevenção, apuração, investigação e enquadramento legal. Dentre as diversas ações realizadas pelas delegacias, estão o registro do Boletim de Ocorrência, a instauração do inquérito e a solicitação à juiza e/ou ao juiz das medidas protetivas de urgência nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.
 

 

Participaram ainda da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque; os deputados estaduais Júlio César, Carlomano Marque e Stanley Leão; o prefeito de Pacatuba, Alexandre Alencar; a delegada titular da delegacia, Camila Lobo; a coordenadora de Política das Mulheres do Gabinete do Governador, Mônica Barroso e demais autoridades.

 

12.11.2013

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil – 85 3466.4898
comunicacao@imprensa.ce.gov.br