Cid Gomes assina ordem de serviço para construção de 2.096 moradias

13 de novembro de 2013 - 18:04

As 2.096 famílias que moravam em condições inapropriadas no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), passarão a ter um novo endereço. Nesta quarta-feira (13) o governador Cid Gomes assinou a ordem de serviço das obras de construção do Orgulho do Ceará II. Localizado próximo ao 4º anel viário, o residencial vai abrigar e permitir uma moradia digna a todas essas famílias. “É uma satisfação muito grande pra eu estar aqui e ver a alegria das pessoas. Há um ano, quando visitei essa localidade, diziam que seria recebido com balas, e aqui moravam apenas 128 famílias. Hoje, estamos vendo o início das obras de mais de duas mil casas nesse mesmo local com toda a infraestrutura necessária. O Governo do Estado quer melhorar a qualidade de vida das pessoas dessa região”, discursou Cid Gomes.

 

O Orgulho do Ceará II será formado por 131 blocos com quatro pavimentos, sendo 16 unidades por bloco. No local também serão instaladas 11 quadras poliesportivas, 11 playgrounds e 11 centros comunitários. Além da doação do terreno, o Governo do Estado vai construir novos equipamentos públicos: duas creches, uma Escola de Ensino Fundamental e uma Escola de Ensino Médio. “Dizem que o Governo só faz obra, mas obra é para servir as pessoas. Fazemos casa para o povo morar, equipamentos de saúde para o povo ser atendido como merece, estradas para o povo trafegar. E vamos trabalhar até o último dia da minha gestão fazendo para o povo”, reforçou o Governador.

 

Orgulho CE Dentro2Assim como outras 36 mil moradias que estão sendo construídas e viabilizadas pelo Estado, o residencial Orgulho do Ceará integra o programa habitacional federal Minha Casa Minha Vida (MCMV), que no Ceará é executado por meio da Secretaria das Cidades. No empreendimento serão  investidos R$ 136,2 milhões que atenderá famílias de baixa renda, que atendam o perfil exigido pelo Programa MCMV e que estejam inseridas nos cadastros dos Governos Estadual e/ou Municipal. “O Ceará é o Estado que mais contratou aporte do Programa Minha casa Minha Vida. Sem dúvida o Governo Estadual está mudando o perfil do Ceará em diversas áreas e em especial tem trabalhado para reduzir o déficit habitacional. Só nessa área o Estado já têm investido mais de 2,3 bilhões”, lembrou o secretário das Cidades, Carlo Ferrentini.

 

Além das moradias e construções de creches e escolas de ensino fundamental, o Estado vai garantir em todo o entorno do Residencial a oferta de toda a infraestrutura de drenagem, abastecimento de água e esgotamento sanitário. Os moradores também serão beneficiados com a duplicação do 4º anel viário que o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, está realizando. “Não tenho dúvidas de que essa será uma das mais valorizadas de Fortaleza. Com a duplicação do anel viário, a tendência é que essa região se desenvolva muito mais. Até o final de 2015 esse será uma dos principais corredores de acesso a Fortaleza”, destacou Cid Gomes.

 

Em nome das famílias beneficiadas com a construção do Residencial, o prefeito de Maracanaú, Firmo Câmara, agradeceu ao Governador a iniciativa. “O déficit habitacional de Maracanaú era de cerca de 8 mil famílias e o Governo do Estado tem contribuído muito para mudar essa realidade. Estou muito feliz em estar aqui vindo o início das obras desse grande empreendimento”, discursou o Prefeito.

 

Orgulho CE DentroO contrato para a construção foi assinado entre o Banco do Brasil e a construtora Direcional Engenharia. Segundo o superintendente regional de Fortaleza do Banco do Brasil, Pio Júnior, o Ceará, por meio do Banco do Brasil, tem mais de 17 mil famílias beneficiadas pela parceria entre os governos Estadual e Federal, por meio do Minha Casa Minha Vida. “É uma honra está sob a liderança do governador Cid Gomes participando de mais esse empreendimento”, finalizou o superintendente.

 

Prestigiaram a solenidade o secretário-chefe do Gabinete do Governador, Danilo Serpa, os deputados Arnon Bezerra, Camilo Santana, Júlio César Filho, o presidente da Cagece, André Facó, e autoridades da Região.

 

13.11.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)