Classe Júnior: Cearense é campeão mundial de caratê

13 de novembro de 2013 - 17:33

Pela primeira vez na história do caratê é tocado no Campeonato Mundial o hino nacional brasileiro na classe Júnior (16/17 anos) e a conquista foi do cearense Breno Mateus de Souza Teixeira. O 8º Campeonato Mundial Cadete, Júnior e Sub-21 aconteceu no dia 8 de novembro, em Guadalajara, na Espanha.

 

A competição reuniu 1.335 atletas de 100 países com disputas em 31 categorias. Breno Mateus foi o representante brasileiro na categoria kumite (luta) individual Júnior (até 61 kg), que reuniu 58 atletas. O brasileiro enfrentou os representantes da Rússia, Itália, Latvia, Espanha, Turquia e a França na grande final.

 

A conquista do mundial encerra um ano vitorioso para Breno Mateus. No começo de 2013 o atleta venceu a seletiva nacional de formação da seleção brasileira, que o classificou para o Campeonato Sul-Americano, competição onde garantiu o primeiro lugar.  Em julho, Breno se classificou para a final do campeonato brasileiro onde, no início de agosto, sagrou-se bi-campeão brasileiro. Ainda em agosto, o cearense representou o Brasil no Campeonato Pan-Americano em Medellín (Colômbia) e em setembro foi campeão da seletiva nacional para os Jogos Mundiais Escolares-Gymnasiade, que será realizado no final deste mês, em Brasília.

 

Desde a conquista, Breno Mateus só comemora. “Este era um sonho, mas imaginava como algo distante. Comecei a treinar, acreditar que era possível e hoje a sensação é de dever cumprido. É um sentimento que só terei uma vez na vida pois se ganhar outra vez a sensação será diferente. Só sei dizer que estou muito feliz e sinto orgulho de ser brasileiro”, enaltece.

 

Breno, que treina desde os cinco anos, ratifica a importância do esporte na sua formação. “Sem o esporte não seria nada”. Os projetos, dosar os treinos para as próximas competições internacionais e os estudos para o vestibular. “Vou continuar me esforçando para conquistar novos títulos e ser engenheiro mecânico”.

 

Mais sobre o Bolsa Atleta

 

O Bolsa Atleta é um programa do Ministério do Esporte, considerado o maior programa de incentivo direto ao atleta no mundo.

 

O programa tem como público alvo atletas e paratletas de alto rendimento que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais de sua modalidade.

 

Atualmente, são cinco as categorias de bolsa oferecidas pelo Ministério do Esporte: Atleta de Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpico/Paralímpico.

 

Atualmente 50 atletas cearenses são contemplados no programa.

 

13.11.2013

 

Assessora de Comunicação da Secopa
Carolina Campos (85) 3101.4415
imprensa@esporte.ce.gov.br