Curso da Fiocruz forma no Ceará especialistas em Entolomogia médica

19 de novembro de 2013 - 17:16

O primeiro Curso de Especialização Lato Sensu em Entomologia Médica da Fundação Oswaldo Cruz realizado fora do Rio de Janeiro ocorreu no Ceará, com apoio da secretaria da Saúde do Estado. A primeira turma, com as aulas iniciadas em julho de 2010, já se forma nesta quarta-feira (20). A cerimônia de certificação dos alunos será às 9 horas, no auditório Waldir Arcoverde da Secretaria da Saúde do Estado, na avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, Fortaleza.

 

Os 17 formandos são técnicos com atuação na área de entomologia de oito Coordenadorias Regionais de Saúde da Sesa ( CRES de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Russas, Baturité, Sobral, Maracanaú, Tauá, Canindé). Realizado sob forma de aulas práticas, com professores vindos da Fiocruz do Rio de janeiro para Fortaleza, o curso incluiu diferentes temas, entre eles: entomologia geral, entomologia médica, ecologia de insetos e controle de vetores e pragas, metodologia de pesquisa.

 

Estudo dos insetos

 

Entomologia médica é o estudo dos insetos e outros artrópodes, vetores de agentes causadores de doenças para a espécie humana,como vermes, protozoários, bactérias e vírus. Exemplos: o aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, e o barbeiro, que transmissor da Doença de Chagas.

 

19.11.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara