Seminário discutirá plano de combate ao efeito estufa

19 de novembro de 2013 - 13:34

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza nesta quarta-feira (20), seminário sobre o Plano ABC da agricultura familiar. Do encontro vão participar representantes do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e de órgãos do Estado para discutir a criação de um plano estadual de redução da emissão de gases.

 

Na ocasião, haverá palestras do coordenador nacional do Plano ABC no MAPA, Elvison Ramos e do geólogo e técnico da Funceme, Eisenhower Braga Gomes, que falará sobre as áreas degradadas em processo de desertificação no Ceará. O encontro contará com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins

 

O Plano ABC foi criado pelo Governo Brasileiro para atender as demandas internacionais para a redução do efeito estufa. “Cada Estado está criando o seu plano estadual, em consonância com o plano nacional, pois se os planos estaduais funcionarem plenamente, vamos atingir as metas definidas pelo Governo Federal”, afirmou o coordenador nacional do Programa Élvison Ramos.

 

Segundo Ramos, na agricultura o principal desafio e conseguir aumentar a produção reduzindo as emissões de gases para o efeito estufa, gerando renda para o produtor rural. “A grande vantagem para a agricultura familiar é permitir que agricultores possam melhorar a qualidade de vida da sua família e também dos produtos que eles comercializam com menos gases tóxicos emitidos”, destacou.

 

Segundo o coordenador estadual do Plano ABC, Marcos Vinícius Assunção, é a terceira reunião dos órgãos competentes que vão elaborar o plano estadual de redução do efeito estufa. “Nós estamos formando um grupo gestor que vai definir as políticas e as tecnologias adaptadas aqui no Estado que vão garantir a convivência com a seca e diminuir os males do efeito estufa”.

 

Marcos Vinícius Assunção destaca ainda a participação de o principal objetivo é apresentar o Plano ABC aos agentes financeiros (Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste) para discutir também linhas de crédito que financiem atividades que adotem práticas de preservação ambiental.

 

O secretário Nelson Martins destacou que o Estado do Ceará já se destaca no incentivo às práticas agroecológicas. “Estamos revitalizando os perímetros irrigados do Ceará, mas sempre adotando práticas de desenvolvimento sustentável e agroecológicas, pois queremos deixar o legado de produção que saiba conviver com o meio-ambiente”, afirmou.

 

Serviço:

8h30min – Seminário sobre o Plano ABC
Local: Avenida Sargento Hermínio 2677 – Álvaro Wayne

 

19.11.2013

 

Assessoria de Comunicação da SDA
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br  | asscom@sda.ce.gov.br

 

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br

 

Luana Matos – estagiária de Jornalismo
luana.pessoa@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA