Ceará recebe o V Encontro Nacional de Formação do Programa Água Doce

22 de novembro de 2013 - 16:16

Representantes da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos, do Ministério do Meio Ambiente, e os coordenadores e equipes do PAD-Programa Água Doce – novo programa criado para os nove Estados do semiárido nordestino -, estarão reunidos em Fortaleza,  a partir de segunda-feira (25) e por toda a próxima semana, quando da realização do V Encontro Nacional de Formação do Programa Água Doce. Ocupará auditório no Hotel Oásis Atlântico, situado na avenida Beira-Mar, 2500 – bairro do Meireles.

 

Citado encontro que contará com oficinas de formação e atualização, palestras, visita a campo, debates e atividades de integração objetivará a apresentação, por cada participante, de resultados dos diagnósticos realizados na Etapa 1 sobre as necessidades de água das comunidades rurais. Também capacitar e integrar os técnicos das equipes estaduais e das empresas contratadas para execução das Etapas 2 e 3 do PAD referentes à implantação/recuperação e monitoramento/manutenção dos sistemas de dessalinização das águas extraídas de poços e Unidades Produtivas.

 

O Programa Água Doce é uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria, do governo federal para os estados do semiárido brasileiro, o qual faz parte do objetivo do governo de garantir o acesso à água às populações rurais em qualidade e quantidade suficientes à segurança alimentar e nutricional. Visa a estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização. Busca atender, prioritariamente, localidades rurais difusas do semiárido brasileiro.

 

Além dos representantes do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, do MMA, estarão presentes os representantes do PAD e técnicos dos estados do Ceará, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, de órgãos federais, municipais, de empresas contratadas para elaboração dos diagnósticos e representantes de comunidades beneficiadas pelo PAD.

 

22.11.2013

 

Assessoria de Comunicação da SRH/CE
wilson.pinto@srh.ce.gov.br