Copa do Mundo 2014: restam 200 dias para o início

22 de novembro de 2013 - 12:28

A espera que durou 64 anos está próxima de acabar. Neste domingo (24), restarão exatos 200 dias para a bola voltar a rolar no Brasil em ritmo de Copa do Mundo da FIFA, após o longo hiato que separa o Mundial de 2014 da Copa de 1950. A edição do próximo ano será realizada de 12 junho a 13 de julho e contará com destacada participação cearense.

 

Um passo importante para a competição é o sorteio que define os grupos e jogos da primeira fase, marcado para o próximo dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe-BA. Hora de conhecer quem vai atuar na modera Arena Castelão. O equipamento foi o primeiro a ficar pronto entre os 12 que sediarão partidas, ainda em dezembro de 2012, quatro meses antes do previsto. O tapete verde da Arena Castelão será palco de seis partidas, sendo três de cabeças de chave, o Brasil (A1) e os times mais fortes dos grupos D e G, além de uma partida das Oitavas de Final e outra das Quartas de Final.

 

Com capacidade para 63.903 espectadores, a Arena Castelão é uma das quatro maiores do Mundial e já recebeu 44 testes para o evento, entre jogos de futebol e apresentações musicais. No principal teste, a Copa das Confederações, o local sediou três partidas, abrigou mais de 165 mil torcedores, e foi vista por pelo menos 86 milhões de espectadores em todo mundo. De quebra, teve o gramado eleito como o melhor da competição.

 

O espaço também foi palco de quatro grandes shows musicais: do ex-Beatle Paul McCartney; da diva americana Beyoncé, e dos grandes nomes cearenses, o cantor e compositor Raimundo Fagner e a dupla Ítalo e Renno. Para completar, segundo a ONG Play The Game e o Portal da Transparência, a Arena Castelão é o equipamento mais barato entre todos que foram construídos ou reformados para as últimas quatro Copas do Mundo.

 

“Trabalho na construção do projeto Copa 2014 há quase seis anos e quando percebo que faltam apenas 200 dias pra o início do evento é impossível não se emocionar. São muitas as ações sociais, culturais e de infraestrutura implementadas que projetarão e potencializarão a imagem do Ceará nacionalmente e mundialmente”, afirma Ferruccio Feitosa, secretário Especial da Copa 2014 no Ceará.  

 

Cinco destaques da Arena Castelão

 

– Equipamento mais barato das últimas quatro Copas do Mundo, com dados da ONG Play The Game e Portal da Transparência da Copa. A reforma não contou com acréscimo de um centavo de real sequer ao que foi acordado na licitação. Pelo contrário, foram economizados R$ 99 milhões na fase de licitação.

 

– A Arena Castelão vai receber seis jogos do Mundial, sendo um do Brasil e de outros dois cabeças de chave, na primeira fase, além de uma Oitavas de Final e uma Quartas de Final.   – Primeiro equipamento a ser entregue no País para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, em dezembro de 2012, com 4 meses de antecedência do prazo previsto.

 

– Considerado o melhor gramado da Copa das Confederações 2013 pela empresa Greenleaf, que cuidou dos campos de todas as arenas envolvidas na competição.

 

– Arena que recebeu, percentualmente, recebeu o maior número de estrangeiros na Copa das Confederações 2013. Ficou atrás apenas do Maracanã em venda de ingressos para a competição.

 

22.11.2013

Assessoria de Imprensa da Secopa
Ciro Câmara e Danielle Campos
(imprensa@secopa.ce.gov.br / +55 85 3264.535