UPA 24h em São Benedito será inaugurada nesta segunda (25)

22 de novembro de 2013 - 20:38

A população de 119. 336 habitantes dos municípios de São Benedito , Carnaubal, Croatá e Guaraciaba do Norte terão a partir da próxima segunda-feira (25) atendimento de urgência e emergência de dia, noite e até de madrugada, durante todos os dias da semana, inclusive aos domingos e mesmo nos feriados. É que às 18h30min o governador Cid Gomes e o secretário da saúde do Estado, Ciro Gomes, inauguram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). Logo após ser inaugurada já começa a atender os pacientes. A UPA 24h fica em São Benedito, na Avenida Tabajara, s/n, bairro Corrente.

 

Foram investidos na nova unidade R$2.886.320,45, recursos do governo do Estado e do Ministério da Saúde. No custeio mensal, além de recursos do Estado e da União, haverá participação financeira das prefeituras de São Benedito, Carnaubal, Croatá e Guaraciaba do Norte. Os quatro municípios se juntaram por meio do consórcio público de saúde, que fará a gestão da UPA 24 horas. Do tipo I, a unidade tem dois médicos por plantão, clínico geral e pediatra. Além de adultos em casos de urgência e emergência, a UPA atende crianças. Entre os casos de urgência e emergência, estão crises de pressão arterial alta, diabetes descompensada, quedas, queimaduras, fraturas não expostas. Além da consulta com o médico, os pacientes já fazem na UPA exames, como eletrocardiograma e raio x.

 

Rede de assistência

 

A UPA em São Benedito é a 12º entregue à população pelo governo do Estado, em parceria com o governo federal. A rede de urgência e emergência do Ceará já conta com 11 UPAs já funcionando, com a população recebendo atendimento em qualquer dia e hora. Desse total, quatro na Região Metropolitana: Caucaia, Maranguape, Eusébio e Horizonte. Uma funciona em Pentecoste e as outras seis na capital, nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Messejana, Canindezinho, Conjunto José Walter e Conjunto Ceará. Em Fortaleza, as seis UPAs fizeram 912.988 atendimentos até o último dia 22 de novembro.

 

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá / (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara