Linha Leste: maior investimento público da História do Ceará

22 de novembro de 2013 - 18:06

A presidenta Dilma Rousseff e o governador Cid Gomes assinaram nesta sexta-feira (22), em Fortaleza, a ordem de serviço para o início das obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. O investimento na obra é o maior da história do Ceará: R$ 2,2 bilhões. A nova linha vai integrar e complementar a rede de transporte urbano da Capital.

 

De acordo com a Presidenta, o Ceará tem se destacado como Estado referência em investimentos no transporte público e isso tem se viabilizado graças a parceria que ela considera “entrosada e bem sucedida”, com o governador Cid Gomes. “ Reconheço que no Ceará se faz o maior esforço para investimentos em mobilidade urbana e de forma rápida e barata. Fortaleza é a cidade com maior quilometragem proporcional de trilhos de metrô e eu é quem tenho orgulho dessa parceria” destaca Dilma, que faz referência aos investimentos em Metrôs, VLTs, BRTs e BRS.

 

IMG 5962A carteira de investimentos do Governo Federal no Estado, conforme mencionou Dilma, chega a um volume de investimentos de R$ 8,5 bilhões em mobilidade urbana.  “Reitero que  havia tempo no Brasil em que não se priorizava investimentos na área de mobilidade urbana, mas essa visão é a visão que nós rompemos. Nós estamos provando isso aqui no Ceará, construindo estrutura de transporte com imensa racionalidade, conforto e segurança”, explica.

 

A presidenta também se disse “impressionada” com a atenção que o governador Cid tem dado à integração de modal, de forma a procurar oferecer as melhores condições para as pessoas que mais precisam. “Obras como essas têm também um olho no social e atualmente no Brasil o maior problema não tem sido o dinheiro.  O problema é a capacidade de gestão e vontade política”, conclui.

 

IMG 6139Além da autorização para o início das obras da Linha Leste, o governador Cid e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, assinaram um termo de compromisso referente ao PAC2 – Mobilidade Urbana, para as obras de modernização da Linha Oeste, que liga Fortaleza a Caucaia, com serviços de retiradas de passagens de nível, duplicação e eletrificação da Linha.  

 

Na solenidade, realizada no Centro de Fortaleza, o governador Cid Gomes destacou que o conjunto de ações anunciadas ali solucionam um dos grandes desafios da Região Metropolitana de Fortaleza: o transporte coletivo com qualidade. “A Linha Leste será totalmente subterrânea e atenderá uma área que concentra o maior número de empregos na Capital” explica.

 

IMG 6185Cid Gomes aproveitou para anunciar que as obras da primeira estrada com pavimentação em concreto do Ceará – o Anel Viário – serão ampliadas e seguirão do Eusébio até a ponte da Sabiaguaba. “O transporte de grandes cargas sairá das principais vias da Capital”, explica.  

 

Durante o discurso, Cid agradeceu o apoio e a sensibilidade da Presidenta com as regiões mais pobres, sobretudo com o Ceará e lembrou que no último mês de julho, o Estado viveu um momento histórico com a autorização do início das obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), que está recebendo investimentos de R$ 1,2 bilhão. “Neste ano de 2013, nós quebramos todos os recordes de contratos da História do Ceará. Há três meses tínhamos assinado o maior contrato da história do Ceará, para a construção do Cinturão das Águas, no valor de R$ 1,2 bi, e agora acabamos de assinar a ordem de serviço para a Linha Leste, no valor de R$ 2,2 bilhões, que passou a se tornar o maior investimento público da nossa história”, reforçou o Governador.

 

IMG 6237Para o ministro Aguinaldo Ribeiro, o Ceará continua na vanguarda quando o tema é mobilidade urbana. Quer seja por meio de parcerias com o Governo do Estado ou com a Prefeitura de Fortaleza. “A Linha Leste vai complementar e integrar a rede de transporte urbano da Capital. Muita coisa está acontecendo aqui no Ceará. São invesntimentos em metrôs, VLT e BRT’s”, exemplifica.

 

Refinaria

 

Ainda durante a visita da Presidenta Dilma ao Ceará, foi assinado o termo de compromisso para a criação da reserva indígena Taba dos Anacés, que abrigará as comunidades de Bolso e Matões.  Com a iniciativa, por parte do parte da Petrobras e do Governo do Estado, serão feitos os investimentos para a aquisição de terreno, criação de reserva indígena, construção de infraestrutura e realocação de comunidade indígena, em contrapartida pela emissão da Licença de Instalação da Refinaria Premium II. Em seu discurso, Dilma Rousseff reconheceu a importância da implantação da Refinaria Premium II no Ceará.

 

IMG 6276Conforme o Governador, com a realocação das famílias, o Governo Estadual garante à Petrobras uma área com condições para início das obras da Refinaria. “Esse é o sonho de muitas gerações”, disse o Governador. O documento foi assinado também pela presidenta da Petrobras, Graca Foster,  pela presidenta da Funai, Maria Augusta Assinatti e por represenatntes da comunidade Anacés.  

 

Linha Leste

 

As obras civis da Linha Leste do metrô teve o contrato – o maior contrato público da história cearense – assinado no dia 11 de outubro pelo governador Cid Gomes, o secretário Adail Fontenele (Infraestrutura ) e diretores da empresa vencedora da licitação (Consórcio Cetenco-Acciona). O grupo é formado pelas empresas Cetenco Engenharia e Acciona Infraestructuras e foi o vencedor da licitação para realização das obras civis da Linha com a proposta de R$ 2.259.223.588,10.

 

O projeto da Linha Leste prevê a construção de onze estações: Estação da Sé, Colégio Militar, Luiza Távora, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando doze estações. Serão 12,4 km de extensão. A linha será operada com trens elétricos que transportarão cerca de 400 mil pessoas diariamente quando integrado com os demais modais de transporte.

 

A Linha Leste, faz parte do Programa “Mobilidade Grandes Cidades”, do Governo Federal. Estão garantidos R$ 2 bilhões em recursos federais para o projeto, sendo R$ 1 bilhão do Orçamento Geral da União e R$ 1 bilhão financiados pela Caixa Econômica Federal. A contra partida do Governo do Estado do Ceará é de pouco mais de R$ 1 bilhão (1,034). Os recursos estaduais serão usados para a Parceria Pública Privada, que vai contemplar todo o material rodante e sistemas e a operação dos quatro sistemas metroviários de Fortaleza. Esses recursos estaduais também serão usados para projetos, administração de obra, desapropriações e remoção de interferências.

 

Tuneladoras

 

unnamed2As duas últimas tuneladoras, de um total de quatro adquiridas pelo Governo do Estado para a construção dos túneis da Linha Leste do metrô de Fortaleza, já estão prontas e testadas na fábrica em Shangai, na China. Os dois primeiros equipamentos chegaram ao Ceará em agosto passado e estão em fase de montagem em área próxima ao emboque nas proximidades da estação Chico da Silva. As obras civis tiveram o contrato assinado pelo consórcio vencedor da licitação (Cetenco-Acciona) em outubro, estando aguardando apenas a definição da data da assinatura da Ordem de Serviços. A Linha Leste, que liga o centro ao bairro de Edson Queiroz, num total de 12,4 km de extensão, se integrará com as Linhas Sul, já concluída e em fase de operação assistida, a Oeste (remodelada) e ao ramal Parangaba-Mucuripe (VLT), em fase de implantação e aos terminais de ônibus.

 

Os dois equipamentos foram testados na fábrica da The Robbins Company – vencedora da licitação das tuneladoras – no mês de outubro sob acompanhamento de equipe de técnicos da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), licitante da Linha Leste. Com a aprovação dos testes foi emitida a liberação de embarque, e, a partir daí, estima-se um prazo de 45 dias para desmontagem da máquina, acondicionamento das peças e embarque para o transporte marítimo para o transporte ao Porto do Pecém. O transporte de Shanghai ao o Pecém varia de 30 a 45 dias.

 

Linha Oeste

 

unnamed3A Linha Oeste do Metrô de Fortaleza será modernizada para atender de forma adequada a uma demanda estimada de 337 mil passageiros por dia, com previsão de integração intermodal nas estações. Os serviços, que darão melhor desempenho a esse sistema metroviário com durabilidade, segurança e conforto, compreendem obras civis de eletrificação e duplicação da via permanente ao longo dos seus 19,5 km de extensão, instalação de sistemas fixos de eletrificação, sinalização e telecomunicações, construção de um centro de manutenção, implantação de 10 Trens Unidades Elétricas (TUEs), construção de 13 estações, urbanização do entorno das estações, construção de túneis, pontes, passarelas de pedestres, viadutos e acessos, entre outros serviços. Os investimentos na Linha Oeste serão da ordem de R$ 1,2 bilhão sendo parte oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), no montante de R$ R$ 610 milhões, R$ 579,5 milhões de financiamentos e R$ 30,5 milhões do Governo do Estado.

 

As obras civis contemplam a implantação da infra e superestrutura metroviária para linha dupla eletrificada, a construção de 13 estações, sendo 11 em superfície: Francisco Sá, Floresta, Padre Andrade, São Miguel, Parque Albano, Conjunto Ceará, Jurema, Araturi, Nova Metrópole, Parque Soledade e Caucaia, além de duas elevadas: Álvaro Weyne e Antônio Bezerra. Serão construídos viadutos rodoviário e ferroviário, túneis, elevados, pontes e oito passarelas com vistas a permitir o confinamento das linhas em toda a sua extensão, evitando interferências no trajeto da Linha com passagem de nível e travessias de pessoas. O material rodante será composto de 10 TUEs, cada um composto por 6 carros com ar-condicionado. Os investimentos preveem ainda a implantação de sistemas fixos como os sistemas de energia, rede aérea (catenária), sinalização, telecomunicações, centro de controle operacional e equipamentos de oficina, treinamento de pessoal, fornecimento de sobressalentes e ferramentas especiais e manuais de operação e manutenção de todos os sistemas.

 

A Linha Oeste do Metrô de Fortaleza já recebeu melhorias nos últimos sete anos com serviços como a construção do viaduto sobre a rua Visconde de Cauípe, de 50 metros, a reforma das 9 estações de passageiros, a remodelação de 31 carros e quatro locomotivas bem como a implantação, manutenção e substituição de peças e dormentes ao longo de sua via permanente. O investimento foi da ordem de R$ 80 milhões. A Linha, que é parte do segundo estágio do Metrô de Fortaleza, teve ainda reformadas as estações Álvaro Weyne, Padre Andrade, Antônio Bezerra, São Miguel, Parque Albano, Conjunto Ceará, Jurema, Araturi e Caucaia.
Linha Leste: Tuneladoras prontas e testadas para embarque.

 

Saiba mais:

– Os recursos para a aquisição das tuneladoras são oriundos do Tesouro do Estado.
– Cada máquina tem seis metros e noventa e cinco centímetros de diâmetro.
– O impacto das obras de escavação com este equipamento é praticamente nulo, uma vez que o túnel terá entre 15 e 30 metros de profundidade.
– Cada máquina abre 16 metros de túnel por dia, parando somente um dia na semana para manutenção.
– Veja aqui como será a Linha Leste do Metrô de Fortaleza: http://migre.me/f3DIS

 

Da solenidade, participaram os ministros Aloísio Mercadante (Educação), Alxandre Padilha (Saúde), Helena Chagas (Comunicação); o vice-governador Domingos Filho; o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; os secretários estaduais Ciro Gomes (Saúde), Adail Fontenele (Infraestrutura), Rômulo Fortes (Metrofor), o secretário de Educação de Fortaleza, Ivo Gomes; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante; os senadores, Eunício Oliveira, Inácio Arruda e José Pimentel; os deputados Federais: Mauro Benevides, Artur Bruno, José Guimarães, Ariosto Holanda, Antônio Balman, André Figueiredo e Mário Feitoza.   

 

22.11.2013

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