Secult anuncia 4 milhões para o XI Edital Cinema e Video 2013-2014

22 de novembro de 2013 - 12:36

A unificação dos editais 2013-2014 para o cinema e vídeo foi um dos pontos discutidos durante a reunião, realizada nesta quinta-feira, 21, com produtores de audiovisual convidados pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, Secult, a fim de discutir mudanças no Edital. Durante o encontro, transmitido ao vivo pelo twitter, foi divulgado o valor de R$ 4.076.000,00 para o XI Edital Cinema e Video 2013-2014, com acréscimo de 7% em relação à edição anterior. O secretário da Cultura, Paulo Mamede afirmou que a unificação das edições foi a solução para resolver a questão da polêmica em torno dos prazos de realização dos projetos”. Assim, “o proponente vai habilitar seu projeto no ano corrente e terá o ano seguinte para realizá-lo”, explicou o secretário.

 

Na reunião, o secretário-executivo Paulo Victor, anunciou também que em março de 2014 o Ceará vai sediar a VI Cúpula do Brics, evento que reúne os líderes dos países emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), quando será proposto pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult, um intercâmbio entre estes países para circulação da produção audiovisual do estado. Paulo Victor garantiu ainda, que a Secult vem estudando outras formas de promover a circulação da produção cultural no Estado.

 

O processo de seleção dos projeto foi amplamente debatido pelos participantes, que questionaram, por exemplo, o “método técnico matemático” de análise, que “inviabiliza um olhar mais sensível sobre a ideia”, destaca o realizador de cinema Victor Furtado. Do mesmo modo, a composição da comissão de seleção também foi questionada e dividiu opiniões em relação a procedência dos integrantes. “Está na hora de aprendermos a confiar no pessoal daqui”, afirmou o produtor de cinema e ator Enrique Patricius, ao defender que a comissão seja composta por cearenses. Já Furtado, defende que os avaliadores venham de fora, justificando “isso dá maior isenção e imparcialidade nas escolhas”. O grupo sugeriu ainda outras mudanças no Edital, como a abertura pública dos documentos apresentados pelos proponentes e a inclusão de um calendário no próprio edital, com datas definidas para cada etapa do processo de seleção.

 

De acordo com o coordenador do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura, SIEC, Pedro Edson, todas as sugestões serão avaliadas para redação final do Edital, que deve acontecer em um prazo de 10 dias. Ainda sobre alterações, a coordenadora de Ação Cultural da Secult, Glicia Gadelha, lembrou que o prazo para Consulta Pública para reformulação da lei foi encerrado na sexta-feira, 15, mas que até o dia 27 deste mês poderão ser enviadas colaborações para o e-mail codac@secult.ce.gov.br.

 

Próxima reunião

 

Sexta-feira (22/11) – reunião com todos os produtores, artistas e gestores interessados nos editais da Secretaria para as diversas linguagens, como o Edital de Incentivo às Artes. O calendário dos editais e o formato da apresentação dos projetos serão alguns dos temas debatidos.

 

As reuniões acontecerão no Auditório da Secult (Rua Major Facundo, 500, Centro, Fortaleza). Informações: 3101-6767 / Transmissão online pelo site da Secretaria: www.secult.ce.gov.br.

 

22.11.2013

 

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará

(85) 8699-6524 – Dalwton Moura

(85) 8878-8805 – Raimundo Madeira

(85) 9608-5822 – Sonara Capaverde