Cid Gomes inaugura policlínica em Caucaia e completa rede de assistência da Região

25 de novembro de 2013 - 19:32

A implantação da nova rede de assistência à saúde pelo governo do Estado na 2º Região de Saúde, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), ficará completa a partir desta terça-feira (26), quando o governador Cid Gomes e o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, farão às 18 horas a inauguração da Policlínica Dr. José Correia Sales. Em Caucaia, construídos pelo Governo do Estado, já funcionam o Centro de Especialidades Odontológicas e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). Ainda na área da 2º Região de Saúde, no município de Pentecoste, funciona outra UPA 24h construída pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, que além de atender os pentecostenses assiste a população dos municípios de Apuiarés, São Luiz do Curu, Tejuçuoca e General Sampaio.   

 

Vizinha ao CEO regional, a policlínica, como unidade regional e sob gestão do consórcio público de saúde, fica em Caucaia, na CE 090, esquina com a Rua Coronel Correia, mas atenderá a população de 572 mil habitantes dos municípios de Apuiarés, Caucaia, General Sampaio, Itapajé, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luiz do Curu e Tejuçuoca. A policlínica regional recebeu investimentos de R$ 12.327.512,86 em obras e equipamentos, recursos exclusivos do Governo do Estado. 

 

Poli Caucaia IntNa policlínica regional, tipo II, a população terá acesso a consultas em 13 especialidades médicas: neurologia, angiologia, endocrinologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia e traumato-ortopedia. Terá também acesso a exames complexos. Além da tomografia computadorizada, que antes não havia na rede pública da região, a população realizará outros importantes exames, como o eletroencefalograma, endoscopia respiratória, radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e ainda coleta de patologia clínica.  

 

CEO e UPA

 

Poli Caucaia Int2No Centro de Especialidades Odontológicas Engenheiro Danilo Dalmo da Rocha Corrêa (CEO regional), em funcionamento desde novembro de 2012, foram realizados 63 mil e 116 atendimentos. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Caucaia, 167.679 atendimentos desde o dia 1º de julho de 2012 até a segunda-feira (25). Mais recente equipamento de saúde incorporado à nova rede, a UPA 24h de Pentecoste, inaugurada em 31 de outubro deste ano, realizou até o dia 6 de novembro 429 atendimentos. A UPA 24h de Pentecoste tem gestão consorciada, com o Estado, União e os municípios da região compartilhando os custos de manutenção. Nela, a população dos municípios de Apuiarés, General Sampaio, Pentecoste, São Luís do Curu e Tejuçuoca recebem atendimento de urgência e emergência.

 

Rede de policlínicas

 

Poli Caucaia Int3Com a policlínica em Caucaia, já são 13 policlínicas regionais inauguradas pelo governador Cid Gomes. As outras ficam em Tauá, Baturité, Camocim, Pacajus, Brejo Santo, Acaraú, Itapipoca, Aracati, Sobral, Campos Sales, Icó e Quixadá.  Há mais 9  policlínicas sendo construídas em Iguatu, Barbalha, Limoeiro do Norte, Tianguá, Crateús, Canindé, Russas, Maracanaú e Crato. No total, são 22 policlínicas regionais que integram a nova rede de assistência à saúde, formada também por 19 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs regionais), com 17 já abertos e atendendo à população.

 

Integram ainda a nova rede de assistência quatro hospitais regionais, com dois já funcionando, o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e o Hospital Regional Norte,  em Sobral, e o terceiro, o Hospital e Maternidade do Sertão Central, em construção no município de Quixeramobim. As UPAs também fazem parte da nova rede. Na noite desta segunda-feira, o governo do Estado entrega a 12º UPA 24 horas em São Benedito. No Ceará, o governo do Estado está construindo mais 11 UPAs.

 

Homenagem

 

A policlínica regional em Caucaia recebe o nome do médico José Correia Sales. Nascido na Fazenda Garrote, em Caucaia, em 19 de janeiro de 1934, o homenageado era filho de José Correia Sales e Luzia Correia Sales. Mais conhecido como Dr. Dedinho, trabalhou no posto de saúde de Caucaia e, em Fortaleza, no Hospital da Polícia Militar, hoje denominado Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar e administrado pela Secretaria da Saúde do Estado.

 

Onde ficam as 13 policlínicas concluídas

 

Poli Caucaia Int4

 

25.11.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara