Hospital de Messejana lança Campanha Pulmão Verde no Dia de Combate ao Câncer

26 de novembro de 2013 - 13:25

Nesta quarta-feira (27) de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes lança o Projeto Pulmão Verde, visando alertar a população sobre o Câncer de Pulmão, o tipo de câncer que mais mata em todo o mundo. “Queremos estimular hábitos positivos e saudáveis na população. A Campanha, faz um link com a natureza e sua pureza, faz referência a um pulmão limpo, sem influências da nicotina e de fatores cancerígenos. Mostra ainda que a doença tem cura se descoberta precocemente”, explica a Dra. Filadélfia Passos, pneumologista e diretora médica do Hospital. A campanha terá início às 8 horas e prossegue até 11 horas, no auditório principal do Hospital de Messejana, com palestra sobre os direitos do paciente com câncer. Às 9 horas, será a abertura oficial com a presença do Secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes. O Projeto Pulmão Verde tem como parceiros a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e a Sociedade Cearense de Pneumologia e Cirurgia Torácica.

 

O Câncer de pulmão e uma doença altamente letal, sua incidência de mortalidade é de 86%. É o que mais vitima homens e mulheres no Brasil e no Mundo. O terceiro em incidência entre os homens no Nordeste. Mas é possível se prevenir da doença buscando hábitos de vida saudáveis e não praticando o tabagismo. Ao final do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitáveis. O consumo de frutas e vegetais tem efeito protetor para o seu desenvolvimento. No entanto, o controle do tabaco é a principal forma de reduzir a ocorrência desse tipo de neoplasia.

 

No Hospital de Messejana, os pacientes com câncer de pulmão encontram atenção diferenciada de equipe multidisciplinar altamente qualificada, acesso a medicamentos específicos, ambulatórios da especialidade, leitos clínicos. O Hospital realiza o diagnóstico de câncer em pacientes de todo o Ceará, exames mais complexos e cirurgias torácicas direcionadas para essa patologia.  Atualmente, o Hospital de Messejana, que é associado ao Instituto Nacional de Câncer (Inca), está viabilizando o credenciamento para o ambulatório de dor e cuidados paliativos. Os pacientes internados para tratamento nas Unidades do Messejana são encaminhados ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e no Centro Integrado de Oncologia (Crio) para a quimioterapia e radioterapia.

 

26.11.2013

 

Asssessoria de Comunicação Hospital de Messejana
Stella Magalhães Contato: (85) 3101-4092 (85) 9680-0900