Nota de Esclarecimento – Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará

29 de novembro de 2013 - 21:14

O Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) impediu a pé a fuga de seis presos da Casa de Privação Provisória I, em Itaitinga, às 14 horas desta sexta-feira (29). Os presos foram surpreendidos pelo Grupo, que possui base ao lado, já em frente ao Hospital e Sanatório Penal Professor Otávio Lobo. Houve troca de tiros e uma deles foi ferido e teve óbito.

Por volta de 13h30min, dois advogados pediram para conversar com seis clientes, internos da CPPL I, no Parlatório da unidade. Os presos foram trazidos por dois policiais e dois agentes, vistoriados e levados ao atendimento. Ao finalizar este, surpreenderam o agente da unidade com uma pistola .40 (glock austríaca) e renderam também um funcionário do almoxarifado.

Ao saírem da unidade, a pé, um carro já esperava fora, com duas pistolas e dois fuzis, mas foram surpreendidos pelo Grupo de Apoio Penitenciário, que possui a base de treinamento ao lado da unidade. Os agentes penitenciários do GAP renderam os seis fugitivos e na troca de tiros, um deles foi atingido.

1.       ANTONIO ALBERTO VIEIRA JUNIOR (26 anos, responde pelos artigos 121, 129, porte de arma)
2.       OSCAR JUNIOR TERRA DIAS DE FLORIANO (27 anos, responde por 157, 121 e porte de arma)
3.       FELIPE EDVALDO MENEZEZIAS IGLESIAS (vulgo Tochinha). (30 anos, responde por 288, 304)
4.       ERIVALDO DOS SANTOS ANDRADE (22, responde por 33)
5.       ELMERSON VIANA DA SILVA (vulgo Pitbull). (29 anos e responde por 121 e porte de arma). Acusado de participar do resgate de presos do IPPOO II em 2011
6.       GILBERTO DE OLIVEIRA, vulgo Robertinho (23 anos, responde por falsidade ideológica e porte de arma). Este preso veio a óbito

Um carro foi encontrado abandonado do lado externo da unidade com duas pistolas e dois fuzis, mas sem nenhum ocupante. O grupo será levado para abertura de inquérito da Polícia Civil.

O Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, e a secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo, estiveram no local, momentos após a tentativa de fuga, juntamente com a coordenadora do Sistema Penitenciário, Socorro Matias e o Major Antonio Elísio de Azevedo (Batalhão de Guarda Externa dos Presídios).

 

29.11.2013

Assessoria de Comunicação da Sejus
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com