Independência e Novo Oriente são beneficiadas com abastecimento d’água

3 de janeiro de 2014 - 18:01

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), inaugurou nesta sexta-feira (3) mais uma obra do Projeto São José III, desta vez no município de Independência, no Sertão de Crateús. A obra, na comunidade São Jerônimo, na sede da Associação Comunitária Manoel Gonçalves da Silva, que vai beneficiar 25 famílias e teve investimento de R$ 202,7 mil, com recursos financiados pelo Banco Mundial.

 

O secretário executivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), José Wilson Gonçalves, destacou que ao longo da história a comunidade sempre foi esquecida pelo Poder Público. “Agora nós vamos receber água de qualidade dentro de casa sem precisar depender dos açudes e da chave”, afirmou. Ainda segundo Zé Wilson, o novo sistema de abastecimento representa a luta organizada na comunidade para ser reconhecida pelo Poder Público.

 

O prefeito de Independência, Luiz Valterlin Coutinho, afirmou que a parceria com o Governo do Estado e com o Governo Federal tem permitido o desenvolvimento de Independência. “Temos conseguido cisternas e abastecimento para garantir água de qualidade para as famílias do nosso município”, afirmou.

 

O secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, ressaltou a importância da comunidade cuidar da água que está recebendo. “A comunidade precisa cuidar deste novo sistema de abastecimento para que não falte mais água para essa comunidade”.

 

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que as associações comunitárias já podem apresentar projetos produtivos para serem contemplados com os recursos do São José III. Nelson Martins destacou também que os recursos para Independência chegam devido `a qualidade dos projetos que são apresentados. “E o critério que o Estado tem adotado para a liberação dos recursos é meramente técnico, e quanto melhor os projetos que forem apresentados mais recursos a Prefeitura tem possibilidade de conseguir”.

 

Novo Oriente

 

O seu Antônio Rodrigues Peres Irmão mora na Comunidade Gambá, distante 21 quilômetros da sede de Novo Oriente, no Sertão de Crateús. Na manhã desta sexta-feira (03), ele foi ao Distrito de Minador Pé da Ladeira para acompanhar a assinatura da ordem de serviço que autorizou o início das obras de abastecimento d’água para seis comunidades do município. As obras serão executadas pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, por meio do Programa Água Para Todos, parceria com o Ministério da Integração Nacional.

 

Seu Antônio Rodrigues comemora a conquista. “A água vai chegar a nossa casa, na torneira. Temos muito o que comemorar, pois a dificuldade de água por aqui sempre foi muito grande e já tem data para terminar”. Segundo o secretário Nelson Martins, o prazo para a conclusão das obras é 120 dias. O investimento será de R$ 1,038 milhão e beneficiará 187 famílias.

 

Para o prefeito de Novo Oriente, Godofredo de Lima Vieira, o início das obras representa a concretização de um sonho das comunidades. “Foi a Prefeitura quem apresentou o projeto para atender essas comunidades que logo teve a aprovação do Governo do Estado e do Ministério da Integração e agora será concretizado”.

 

Para o presidente da Associação do Povo Quilombola do Minador, Edvaldo Alves de Sales, as obras representam a possibilidade da população dessas associações comunitárias conviverem com a seca.

 

O secretário Nelson Martins informou que não tem faltado recursos nem apoio do Governo Federal para as obras. “Com as obras do São José III e do Água Para Todos, até o final de 2014 teremos condições de atender cerca de 90 mil famílias em todo o Ceará”, afirmou. Ele destacou ainda que o Estado do Ceará é o que mais tem se destacado na execução das ações em prol da agricultura familiar em todo o Brasil.

 

03.01.2014

Assessoria de Imprensa da SDA

Lúcio Filho / Amanda Sobreira (ascom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105)