Professor da UECE ministra aulas com dissecções* nos Estados Unidos

7 de janeiro de 2014 - 13:07

O médico otorrinolaringologista João Flávio Nogueira, professor do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE), acaba de retornar dos Estados Unidos, onde esteve, a convite de algumas universidades americanas, para ministrar aulas e fazer algumas demonstrações, como, por exemplo, dissecções* (ato de explorar o corpo humano através de cortes para possibilitar a visualização anatômica dos órgãos e regiões que existem no corpo humano e assim possibilitar o seu estudo).

Em dezembro último, foi convidado de honra para a aula final do Departamento de Otorrinolaringologia da Universidade de Houston, no Texas. O professor cearense apresentou aulas sobre as técnicas cirúrgicas desenvolvidas na UECE, além de perspectivas futuras do tratamento das deficiências auditivas.

Em Novembro, o professor foi convidado para o evento “Endoscopic Ear Surgery and Advanced Otology Workshop”, realizado pela Universidade de Saint Louis. Na ocasião, ministrou aulas em 3D e realizou dissecções demonstrativas sobre as técnicas desenvolvidas no Ceará das cirurgias de ouvido.

Ressaltou também o professor Flávio Nogueira que além de atuar no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), dá aulas práticas para para os alunos do Curso de Medicina da UECE. Disse que o HGF é o único hospital do Ceará (e um dos poucos centros do Brasil), onde se realizam cirurgias de implante coclear, o popular “ouvido biônico” que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Várias pessoas, entre crianças e adultos, que apresentavam um quadro de surdez profunda, já se beneficiaram com esse tipo de cirurgia.

 

07.01.2014

 

Assessoria de Imprensa da UECE

Fátima Serpa