Centro de Imagem do HGF é referência no Ceará

10 de janeiro de 2014 - 19:00

O Centro de Imagem do Hospital Geral de Fortaleza é o maior e mais completo Serviço de Diagnóstico por Imagem do Ceará no que se refere a hospital público. São realizados exames de raio-x, mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia, doppler colorido, tomografia computadorizada multi-slice, ressonância magnética e biópsias guiadas por ultrassonografia e por tomografia computadorizada. São feitos aproximadamente 8 mil exames diferenciados, por mês.

 

Um dos procedimentos diagnósticos de maior relevância no HGF é a tomografia computadorizada. De acordo com um levantamento feito pelo Setor, são realizados por mês 2.200 exames como este. Nos últimos sete anos, de 2007 a 2013, foram feitas 83.658 tomografias. Apenas em 2013 foram 18.855 pacientes beneficiados.

 

Um outro destaque no Centro de Imagem do HGF é a ressonância magnética. O hospital é o único, da rede de saúde pública estadual, em Fortaleza e Região Metropolitana, que disponibiliza para pacientes ambulatoriais internos e externos a ressonância magnética, por isso a demanda também é grande. De 2007 a 2013 foram realizados 43.435 exames, sendo que apenas no ano passado quase 9 mil pacientes puderam fazer este procedimento.   

 

Segundo o chefe do Centro Imagem, Carlos Leite de Macedo Filho, o serviço associa exames de qualidade, com tecnologias de ponta ao tratamento humanizado, já que “se firma um compromisso com cada um dos pacientes, objetivando dar celeridade aos diagnósticos e por consequência a resolutividade do problema. Isso firma o serviço como Centro de Excelência em Diagnóstico por Imagem”, ressalta o especialista. 

 

Além do compromisso com a assistência ao paciente, o Centro de Imagem do HGF se firma como referência na formação e qualificação de novos profissionais, através do Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem que é destaque a Nível Nacional. No total são 12 médicos residentes e quatro que estão se especializando. O Setor dá apoio didático também aos estudantes de medicina de graduação e internato, como também aos médicos residentes de radiologia de outros hospitais.

 

No local são realizados exames em pacientes referenciados de alta complexidade, ou seja, pacientes com patologias raras ou ainda com doenças em grau mais avançado. Portanto, naturalmente, se exige dos profissionais uma formação técnica diferenciada. A equipe do Centro de Imagem é formada por 35 médicos radiologistas, além de 12 médicos residentes e mais quatro especialistas, totalizando 51 médicos.

 

10.01.2014

 

Assessoria de Imprensa do HGF
Oona Quirino
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF