Governo e comando de greve definem pontos para o fim da paralisação das universidades estaduais

14 de Janeiro de 2014

Na última segunda-feira (13), o Governo do Estado e o comando de greve das três universidades estaduais cearenses (Uece, Urca e UVA) se reuniram para definição de acordo para suspender a paralisação das atividades nas instituições de ensino. Estiveram presentes no encontro o governador Cid Gomes; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira; o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque; os deputados federais Artur Bruno, Chico Lopes e José Guimarães; além de representantes do comando de greve das universidades estaduais.

 

Durante a reunião, o Governo assumiu os seguintes compromissos em relação à pauta emergencial da greve:

 

1 – Regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos docentes;
2 – Assistência Estudantil, com a destinação de R$ 10 milhões para cada uma das três universidades, a serem disponibilizados a partir do dia 27/1;
3 – Concurso público para professor efetivo, com autorização de editais de concurso a serem honrados após a realização de seminários nas três universidades e que terão, dentre outros objetivos, a identificação da demanda no número de vagas de cada instituição;
4 – Ampliação e reforma da Facedi/Uece, em Itapipoca, além da criação de um novo curso de licenciatura nesta unidade.

 

Tão logo a greve seja encerrada, serão realizados os seminários em cada uma das três universidades estaduais. A coordenação dos eventos estará sob a responsabilidade da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

 

Tendo em vista, ainda, a suspensão da greve por parte dos servidores técnico-administrativos desde o dia 19 de dezembro de 2013, foi solicitado, durante audiência entre secretário da Secitece e Governador, um estudo à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) sobre a repercussão financeira das reivindicações dos servidores, o qual já foi concluído.

 

14.01.2014

 

Assessoria de Imprensa da Secitece
Cynthia Pinheiro Cardoso – (85) 3101-6466/6469