Cid entrega UPA em Crateús e anuncia inauguração da policlínica para março

16 de janeiro de 2014 - 15:03

Ao lado do Secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, o governador Cid Gomes inaugurou na noite de quarta-feira (15), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Dr. Olavo Cavalcante Cardoso, em Crateús, no Sertão de Cratéus, e assumiu um compromisso:  “vou voltar aqui em março para entregar a policlínica regional, onde a população de toda a região terá acesso a consultas e exames especializados”. A 15ª UPA 24h inaugurada por Cid Gomes iniciou o atendimento logo após a solenidade de inauguração. A UPA nunca fecha, atende todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados, os casos de urgência e emergência dos 72.812 habitantes de Crateús.

 

Cid Gomes explicou à população que a UPA 24h resolve 90% dos casos sem que o paciente precise ser levado ao hospital. Ainda assim, reconheceu uma necessidade. “É necessário que a gente faça mais equipamentos de saúde em Crateús e região”. O governador lembrou que, em 20 anos, a população do município passou de 50 mil para quase 73 mil habitantes, enquanto o número de hospitais para atender a população diminuiu de três para um. O prefeito Carlos Felipe reforçou e disse que há 12 anos o Hospital São Lucas é a única unidade de saúde Crateús, atualmente realizando 400 atendimentos por dia.

 

UPA Crateus Inauguração2Com a UPA 24h de Crateús, os casos de urgência e emergência já têm um novo endereço de atendimento, na Rua Joelson Silva Barros, s/n, Cidade Nova. Com porte 1, a UPA 24h tem oito leitos e fará atendimento médico nas especialidades de clínica geral e pediatria, além de serviços de enfermagem, em diferentes casos de urgência e emergência, como dores no peito, crise de pressão arterial, diabetes descompensada, convulsão, quedas, fraturas não expostas. Os moradores de Crateús terão acesso também a exames, entre eles o raio X.Nas obras e aquisição de equipamentos foram investidos R$ 2.887.320,45, recursos do governo do Estado e governo federal.

 

UPA Crateus Inauguração3Com a UPA em Crateús aumenta para 15 o número de unidades em funcionamento, construídas pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal. As 14 já entregues à população em diferentes regiões estão em pleno funcionamento. Seis atendem na capital, nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Messejana, Canindezinho, Conjunto José Walter e Conjunto Ceará, e as outras oito em Maranguape, Caucaia, Eusébio, Pentecoste, São Benedito, Horizonte, Pecém, Tauá e Eusébio. Municípios, o Estado e a União.  Há mais sete UPAs sendo concluídas em Aracoiaba, Canindé, Iguatu, Juazeiro do Norte, Aracati, Russas e Quixadá. Elas formam a nova rede de urgência e emergência do Ceará.

 

UPA Crateus Inauguração4  UPA Crateus Inauguração5

 

16.01.2014

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara