Encerrada a greve nas universidades estaduais

17 de janeiro de 2014 - 20:01

Em assembleias realizadas na quarta-feira (15), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Regional do Cariri (Urca) comunicaram a suspensão da greve dos professores. Na quinta-feira (16) foi a vez da Universidade Estadual do Ceará (Uece) decidir, também em assembleia, pelo fim da paralisação.

 

A decisão foi tomada a partir dos resultados de um encontro realizado na última segunda-feira (13) entre Governo do Estado e comando de greve das três universidades. Durante esta reunião, o governador Cid Gomes assumiu os seguintes compromissos em relação à pauta emergencial da greve:

 

1 – Regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos docentes;?

2 – Assistência Estudantil, com a destinação de R$ 10 milhões para cada uma das três universidades, a serem disponibilizados a partir do dia 27 de janeiro;?

3 – Concurso público para professor efetivo, com autorização de editais de concurso a serem honrados após a realização de seminários na UVA, Urca e Uece e que terão, dentre outros objetivos, a identificação da demanda no número de vagas de cada instituição;?

4 – Ampliação e reforma da Facedi/Uece, em Itapipoca, além da criação de um novo curso de licenciatura nesta unidade.

 

Tendo em vista, ainda, a suspensão da greve por parte dos servidores técnico-administrativos desde o dia 19 de dezembro de 2013, foi solicitado, durante audiência entre secretário da Secitece e governador, um estudo à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) sobre a repercussão financeira das reivindicações dos servidores, o qual já foi concluído.

 

Seminários nas universidades

 

Os seminários que vão tratar de assuntos relativos às universidades – como a identificação da demanda real no número de vagas para realização de concurso público, serão realizados nas três instituições a partir de fevereiro. A coordenação dos eventos estará sob a responsabilidade da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

 

Os seminários foram agendados para os seguintes dias:

– 3 e 4 de fevereiro: UVA (evento em Sobral)?- 10 e 11 de fevereiro: Urca (evento no Crato)?- 17 e 18 de fevereiro: Uece (evento em Fortaleza)

 

Nesta sexta-feira (17), a Secitece promoverá um encontro para tratar da organização e planejamento dos seminários. O evento será no auditório da secretaria (Av. Dr. José Martins Rodrigues, 150 – Edson Queiroz) e terá início às 9 horas.

 

Foram convidados para este encontro reitores, vice-reitores e pró-reitores das três universidades estaduais; presidentes dos sindicatos dos docentes e servidores; representante do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes); representantes dos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs); o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque, e os deputados estaduais José Sarto, Rachel Marques, Tin Gomes e Dedé Teixeira, além dos deputados federais Artur Bruno, Chico Lopes e José Guimarães.

 

17.01.2014

 

Assessoria de Comunicação? da Secitece ?
Cynthia Pinheiro Cardoso
?(85) 3101-6466/6469