Mais 435 profissionais no Interior cearense são formados

23 de Janeiro de 2014

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) inicia o ano fortalecendo sua política de capacitação e segue formando profissionais no Interior do Ceará. Desta quinta-feira, 23 de janeiro, até o próximo dia 30, 435 novos profissionais serão entregues ao mercado de trabalho, em seis municípios: Piquet Carneiro, Iguatu, General Sampaio, Apuiarés, Cedro e Horizonte. Os jovens foram Capacitados pelos projetos Criando Oportunidades e Primeiro Passo.

 

Os formandos participaram de cursos de serigrafia artesanal, manutenção de computadores, corte e costura, doces e salgados, mecânica de motos, eletricista predial, agente de vendas e auxiliar administrativo. Durante as solenidades, o titular da STDS, Josbertini Clementino, fará a entrega de 74 kits de trabalho aos alunos do Criando Oportunidades, que obtiveram as melhores nota e mais de 75% de frequência nas aulas.

 

Capacitação e cidadania

 

Nesta quinta-feira, 23, serão certificados os formandos dos municípios de Iguatu e Piquet Carneiro. Em Iguatu, foram capacitados 130 jovens pelo projeto Primeiro Passo, e mais 45, pelo Criando Oportunidades, totalizando 175 jovens aptos para o mercado de trabalho. Já Piquet Carneiro 20 novos profissionais receberão os certificados de conclusão de curso.

 

Nesta sexta-feira (24), será a vez dos jovens do Cedro: 40 rapazes e moças foram formados em mecânica de motos e esteticista de beleza. No sábado, 25 de janeiro, 120 jovens recebem seus certificados nos municípios de General Sampaio e Apuiarés. No dia 30, em Horizonte, 20 formandos receberão certificados de conclusão de curso. “O Ceará segue gerando oportunidades de emprego. Daí a importância de continuarmos qualificando sempre e mais, novos jovens e o trabalhador cearense, destaca o titular da STDS, Josbertini Clementino.

 

Na primeira quinzena deste mês, outros 300 jovens foram capacitados em outros 11 municípios: Itapiúna, Solonópole, Antonina do Norte, Barbalha, Juazeiro do Norte, Crato, Potengi, Caririaçu, Mulungu, Aratuba e Itaitinga. Somente em janeiro, serão quase mil novos formandos em 17 municípios cearenses, em diversas tipologias de cursos, programados de acordo com as vocações produtivas e de serviços de cada região.

 

Capacitação cidadã

 

O Projeto Criando Oportunidades que, só em 2013, formou 4.728 pessoas, por meio de 248 cursos, e entregou 973 kits de trabalho, tem como público prioritário mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Projeto Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma e por conta própria. Além disso, atende jovens de 16 a 24 anos à procura do primeiro emprego; segmentos especiais: pessoas com deficiência, quilombolas, afro-descendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal e de medidas socioeducativas e LGBTT.

 

O Primeiro Passo atua na preparação da classe juvenil, através de cursos profissionalizantes nas áreas de serviços, turismo e administração. O projeto objetiva a inclusão social e ampliação do acesso dos jovens ao emprego. Jovens da Capital e do Interior são qualificados em três linhas de ação: Bolsista, Aprendiz e Estagiário.

 

Serviço:

 

23 de janeiro (quinta-feira)
Piquet Carneiro: 14h30 – 20 jovens do Criando Oportunidades
Iguatu: 19h – 175 jovens, sendo 130 do Proj. 1º Passo e 45 do Criando Oportunidades

 

24 de janeiro (sexta-feira)
Cedro: 9h – 40 jovens do Criando Oportunidades

 

25 de janeiro (sábado)
General Sampaio: 16h – 80 jovens, sendo 40 do Projeto. 1º Passo e 45 do Criando Oportunidades
Apuiarés: 18h – 40 jovens do Criando Oportunidades

 

30 de janeiro (quinta-feira)
Horizonte: 16h – 20 jovens do Criando Oportunidades

 

23.01.2014

Assessoria de Comunicação Social da STDS

Carlos Eugênio (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2089 – 2099)

Twitter: @stdsonline