Campanha em defesa das vítimas de violência será lançada quinta-feira (30)

28 de janeiro de 2014 - 20:00

Na próxima quinta-feira (30), quando se celebra o Dia Internacional da Não Violência, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) lança campanha em defesa das vítimas de crimes violentos. O lançamento será às 15 horas, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com palestra da subsecretária de proteção às vítimas de violência do Distrito Federal, Valéria de Velasco, e apresentação do grupo teatral trupe Caba de Chegar, com o espetáculo As Lavadeiras. A ação permitirá divulgar os serviços do Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVV), vinculado à Sejus.

 

A secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo, que será mediadora da palestra, explica que o CRAVV é um programa do Governo do Estado que visa a consolidação dos direitos humanos, garantindo suporte psicológico, social e jurídico àqueles que sofrem danos causados pela violência. “O objetivo é amparar os parentes das vítimas a lidar com o trauma causado pela violência. O CRAVV busca concentrar os esforços em um só local, evitando que a pessoa tenha que ir a diversas instituições e cada vez contar a história novamente, sofrendo mais. A proposta é ter um encontrar o lugar certo para assistência e amparo das vítimas e parentes”, diz.

 

A campanha consiste em reforçar a atuação do CRAVV junto às instituições que direta ou indiretamente atendem vítimas de crimes violentos, tais como centros de referência, escolas, centros de mediação, entre outros. Esses espaços serão visitados e receberão material de divulgação, como cartazes e folders. A campanha abrangerá Fortaleza e municípios da Região Metropolitana.

 

Como explica a coordenadora do CRAVV, Regiane Colaço, a finalidade da campanha é que o Centro tenha sua ação referenciada por instituições que têm contato com essas vítimas. “Queremos que os profissionais desses equipamentos conheçam e indiquem o CRAVV a quem precisa de nosso atendimento”, destaca.

 

O CRAVV

 

O CRAVV faz atendimento a vítimas – e seus familiares – de crimes violentos, especificamente homicídio, latrocínio, lesão corporal grave, crimes sexuais ou tortura. Uma equipe multidisciplinar é composta por profissionais de Psicologia, Serviço Social e Direito, e presta atendimento especializado e gratuito, mediando o acesso a outras instituições e serviços públicos.

 

Os atendimentos do CRAVV são sigilosos e realizados de maneira individual e/ou familiar, no formato de triagem, acolhimento, orientação e atendimentos especializados, por uma equipe interdisciplinar. Necessita de agendamento. “Fazemos o atendimento psicológico, orientamos com relação aos possíveis benefícios e aos trâmites processuais e auxiliamos a família, por exemplo, na busca por uma colocação no mercado de trabalho”, detalha Regiane.

 

Paralelamente ao trabalho de atendimento às vítimas e/ou seus familiares, o Centro atua na prevenção da violência com a realização de palestras e oficinas socioeducativas.

 

Dia Internacional da Não Violência

 

O dia 30 de janeiro foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Não Violência em homenagem ao líder pacifista Mahatma Gandhi, morto nesta data. Gandhi teve sua trajetória ligada à luta contra a violência.

 

SERVIÇO: O CRAVV atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O Centro funciona na sede da Sejus (R. Tenente Benévolo, 1055). Informações no 3101-8858 e 3101-5104 ou pelo email cravv@sejus.ce.gov.br

 

28.01.2014

 

Assessoria de Comunicação da Sejus
Bianca Felippsen
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara